Aproximar a população do Poder Legislativo tem sido uma das metas dessa atual legislatura, que tem dado vez e voz para a população fazer reclamação, denúncias, tirar dúvidas, entre outras informações, por meio dos canais de comunicação que a Assembleia disponibiliza para o cidadão. Há a Corregedoria Geral e a Ouvidoria Parlamentar, além do Fiscaliza Roraima.
O corregedor geral da Assembleia, deputado Masamy Eda (MDB), explica como a sociedade pode ter acesso aos serviços do órgão e como as demandas são distribuídas. “A Corregedoria tem o papel de receber as informações e repassar a Comissão de Ética para as providências cabíveis, desde que sejam relacionadas às atividades parlamentares”, afirmou.
Na Ouvidoria quem atua é o deputado Jorge Everton (MDB). Ele revela que o órgão é mais uma opção de comunicação. “É um canal de diálogo entre a população e o Poder Legislativo. Por meio da Ouvidoria a população se aproxima das ações da Assembleia e também dos parlamentares. Quando as informações chegam, nossa equipe técnica faz os encaminhamentos necessários para que possamos chegar a solução do problema social”, enfatizou.
Além da Ouvidoria e Corregedoria Parlamentar, a Assembleia se aproxima da população por meio do Fiscaliza Roraima. O programa faz parte da Superintendência de Fiscalização do Poder Legislativo e é mais um serviço de atendimento ao cidadão, para ajudar a fiscalizar a qualidade dos serviços oferecidos pelo Poder Público à população de Roraima.
Odalene Dantas, assessora técnica do Fiscaliza, comenta que tem recebido uma média de dez denúncias por semana, e que no último ‘Assembleia ao Seu Alcance’ que ocorreu no dia, 14, no bairro Nova Cidade, as pessoas puderam falar sobre as demandas do bairro. “Recebemos reclamações e demandas acerca da falta de creches no bairro e também sobre a ausência de escolas de ensinos médio e fundamental. Aceitamos qualquer tipo de demanda, e aquelas que não podemos resolver, encaminhamos para o setor competente, além de oferecermos toda orientação necessária”, detalhou.