A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) recebeu nesta quinta-feira (18/05), uma comitiva de 15 deputados – de 13 estados do Brasil – para a 4ª reunião da diretoria executiva da União Nacional de Legisladores e Legislativos (Unale). Pela primeira vez o encontro, que acontece mensalmente, foi realizado no Rio de Janeiro e no Palácio Tiradentes, sede histórica da Alerj. Na reunião, o deputado Luiz Paulo (PSD), parlamentar mais antigo filiado à Unale, defendeu a necessidade de os deputados pressionarem a União para uma revisão dos juros das dívidas estaduais com o Governo Federal e discutir o assunto na 26ª conferência da instituição, que acontecerá em novembro.
“O que está acontecendo é que estamos perdendo a nossa soberania. É necessário que os parlamentos também entrem nessa briga com a União e que a gente use os espaços que a Unale proporciona para discutir esse assunto entre os legisladores estaduais. O Brasil é uma federação e os estados têm realidades muito, muito distintas, e a Unale consegue unir todos esses pontos”, antecipou o deputado.
Luiz Paulo ainda lembrou que se filiou à instituição no dia 02 de fevereiro de 2003, no dia em que tomou posse em seu primeiro mandato, se tornando, atualmente, o deputado mais antigo filiado na Unale. Por isso, ele foi homenageado na sessão plenária da Alerj nesta quinta-feira pela presidente da Unale, Ivana Bastos, deputada da Bahia. A presidente ainda destacou que dos 70 deputados eleitos no Rio, 27 estão filiados à Unale, e que ao todo 742 deputados estaduais são filiados à instituição.
Ivana disse ainda que o encontro foi muito proveitoso e que as sugestões apresentadas serão levadas para a próxima conferência. “Saímos daqui felizes e com a ideia de agora fazermos as nossas reuniões mensais também em outros estados. Começamos pelo Rio, mas queremos expandir e sair do Distrito Federal, onde hoje é a nossa sede”, afirmou a parlamentar.
A sugestão de realizar esse encontro no Rio partiu da deputada Tia Ju (REP), 2ª vice-presidente da Alerj e vice-presidente da Unale para a Região Sudeste. “Fiz esse convite para que as reuniões fossem descentralizadas e foi muito proveitoso, assim deputados do nosso estado que não fazem parte da diretoria também tiveram a chance de participar e ainda conseguimos homenagear o nosso querido deputado decano do nosso estado, Luiz Paulo”, afirmou Tia Ju. A deputada ainda destacou a importância de discutir pautas relacionadas às mulheres nos congressos.
Próxima conferência
A presidente da Unale também informou que os estados interessados em sediar a próxima conferência já estão se pronunciando. “Representantes do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Ceará e até do Rio já se pronunciaram informando que tem interesse em receber o congresso e estamos contentes com essa movimentação. Abrimos o prazo até o dia 30 de maio para que todos os estados se manifestem e depois iremos decidir onde será realizado”, informou Ivana.
A Unale
A Unale é a única entidade com reconhecimento legítimo pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ), representando 1059 deputados estaduais de 27 Casas Legislativas do Brasil. A finalidade da organização é a defesa dos interesses estaduais coletivos, divulgação das ações legislativas, buscar parcerias para seu aperfeiçoamento e qualificação junto a órgãos e entidades representativas nacionais e internacionais, difundir a importância do legislativo estadual no sistema democrático, e promover o debate permanente de grandes temas de interesse do país.
Também estiveram presentes na reunião as deputadas Célia Jordão (PL), que é secretária da Unale, Elika Takimoto (PT) e Lucinha (PSD). O deputado Rosenverg Reis (MDB) também esteve no evento.
Fonte: ALERJ