alerjAs eleições para o Parlamento Juvenil estão praticamente finalizadas. Após longo processo, o projeto da Alerj realizou as eleições em 2º turno em 50 dos 92 municípios do Estado. No 1º turno, as escolas que tinham mais de um candidato realizaram e organizaram as suas próprias eleições para definir o seu representante.

Dos 95 parlamentares já eleitos, 53 são do sexo feminino e 42 do sexo masculino. Pela primeira vez as mulheres são maioria, destoando da política brasileira, onde os homens ocupam a maioria das vagas.

Encerradas as eleições em 2º turno que aconteceram de forma on-line com todos os alunos da rede estadual de ensino, 95 dos 97 deputados estaduais juvenis estão definidos. Valença e Itaperuna registraram empates entre dois candidatos de cada município. A coordenação do projeto, em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação, decidiu realizar uma eleição suplementar, em agosto, para definir o representante desses dois municípios.

Cada município elege um representante. Sendo que a capital é dividida em três áreas, cada uma elegendo um parlamentar. Duque de Caxias, Niterói e São João de Meriti elegem dois representantes cada, por terem tido o maior número de candidatos.

Destaques para a participação nas eleições no 2º turno dos municípios de Duque de Caxias, Campos e Aperibé, locais onde foram registrados os maiores índices de votação.

Fonte: ALERJ
Compartilhe!