ALERJ: Mulheres são maioria no Parlamento Juvenil 2019

alerj-12-07As eleições para o Parlamento Juvenil estão praticamente finalizadas. Após longo processo, o projeto da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) realizou as eleições em 2º turno em 50 dos 92 municípios do Estado. No 1º turno, as escolas que tinham mais de um candidato realizaram e organizaram as suas próprias eleições para definir o seu representante.

Dos 95 parlamentares já eleitos, 53 são do sexo feminino e 42 do sexo masculino. Pela primeira vez as mulheres são maioria, destoando da política brasileira, onde os homens ocupam a maioria das vagas.

Encerradas as eleições em 2º turno que aconteceram de forma on-line com todos os alunos da rede estadual de ensino, 95 dos 97 deputados estaduais juvenis estão definidos. Valença e Itaperuna registraram empates entre dois candidatos de cada município. A coordenação do projeto, em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação, decidiu realizar uma eleição suplementar, em agosto, para definir o representante desses dois municípios.

Cada município elege um representante. Sendo que a capital é dividida em três áreas, cada uma elegendo um parlamentar. Duque de Caxias, Niterói e São João de Meriti elegem dois representantes cada, por terem tido o maior número de candidatos.

Destaques para a participação nas eleições no 2º turno dos municípios de Duque de Caxias, Campos e Aperibé, locais onde foram registrados os maiores índices de votação.

Fonte: ALERJ
Compartilhar
Notícias Relacionadas
Pular para o conteúdo