ALERJ: DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE É CELEBRADO PELA ALERJ COM PALESTRA SOBRE SUSTENTABILIDADE NO LEGISLATIVO

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta sexta-feira (05/06), a Rede Legislativo Sustentável – coordenada pela Câmara dos Deputados, Senado Federal e Tribunal de Contas da União – deu início a uma série de atividades para debater os desafios de promover a sustentabilidade no Poder Legislativo. Uma ação realizada em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), por meio do Fórum de Desenvolvimento Estratégico da Casa.

O evento on-line inaugural foi a palestra “Papel das redes no avanço da sustentabilidade”, ministrada pelo Fundador do Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados, Cristiano Ferri. Ele defendeu que a maioria das atividades atuais podem ser feitas por máquinas, reduzindo folha de pagamento das empresas e implementando mais sustentabilidade. “Na rede legislativa, devemos manter a força institucional e conhecer o cidadão através de abordagens de temas de políticas públicas”, salientou o professor e pesquisador.

Ferri destacou também a relevância da inovação tecnológica no contexto do processo de mudança que o mundo vem passando. O pesquisador mencionou a implantação da Sociedade 5.0, criada no Japão, em 2016, que consiste no conceito de cuidar da sociedade e como será a humanidade em uma cidade inteligente. “O foco tem que ser no cidadão e nos agentes dos estados. A pandemia está nos mostrando isso. Tem que haver uma colaboração mútua entre a sociedade para resolver os vários problemas causados pela crise mundial que veio por conta do novo coronavírus”, afirmou.

Sobre o serviço público, o palestrante enfatizou a importância na mudança de pensamento por parte dos servidores. “Os profissionais desse setor não podem mais pensar e agir como sempre fizeram. Hoje, esse conceito de estabilidade do Século 20 não é mais seguro. Se o servidor não tem iniciativa, ele vai sendo sucateado. Nesse momento, é importante pensar no trabalho em redes porque não sabemos o que vai acontecer com as nossas organizações, o parlamento, a Justiça, etc”, ponderou.

Alerj sustentável

O diretor-geral da Alerj, Wagner Victer, disse que é necessário pegar as boas práticas da rede implantada pelo Fórum de Desenvolvimento da Casa para estimular outros legislativos do Brasil para práticas de sustentabilidade. “Vejo muito discurso. A questão ambiental deve ser realizada com atitudes, com ações”’, ressaltou.

Sobre a nova sede da Alerj, a ser inaugurada nos próximos meses, Victer lembrou que serão adotadas uma série de medidas sustentáveis como, por exemplo, reutilização de água e uso de energia solar. “Precisamos produzir leis factíveis para serem de fato implementadas. Não temos uma legislação de logística reversa”, acrescentou, salientando que a Logística Reversa é a área da logística com foco no retorno de materiais já utilizados para o processo produtivo visando ao reaproveitamento ou descarte apropriado de materiais e a preservação ambiental.

Também presente ao debate, o diretor-geral da Câmara dos Deputados, Sérgio Sampaio, afirmou que as gerações futuras precisam de um modelo mais sustentável em todos os setores da sociedade. “Temos que contribuir para o meio ambiente do futuro. A Rede Legislativo Sustentável é fantástica. A ideia é fazer uma administração pública diferente e pensarmos em que mundo queremos viver, qual legado vamos deixar. Muito importante pensarmos em inovações tecnológicas’’, refletiu.

O painel foi mediado pela secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio, Geiza Rocha. “Iniciamos essa série de encontros para a troca de experiência e informações para estimular os legislativos e TCEs do país a acessar a Rede. Aós o término dos painéis, em 03 de julho, continuaremos essa busca incessante por controle e consumo em sustentabilidade”’, disse Geiza, lembrando que ao todo serão quatro painéis, sempre às sextas-feiras, das 10h às 12h.

Participaram ainda da videoconferência a diretora-geral do Senado Federal, Ilana Trombka; o secretário-geral adjunto do TCU, Adriano Amorim; a integrante do Núcleo de Coordenação de Ações Socioambientais do Senado, Danielle Abud; e o chefe do Seviço de Sustentabilidade da Câmara dos Deputados, Luiz Vicente Braga.

Fonte: ALERJ
Compartilhar
Notícias Relacionadas
UNALE discute educação financeira

No último dia de atividades da 27ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e  Legislativos Estaduais (Unale), nesta quinta-feira (05/12),

Pular para o conteúdo