715_o_imagem8130Foram três dias de muitos debates, compartilhamento de experiências e muito aprendizado. A 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, promovida pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) em parceria com a Assembleia Legislativa do Paraná, trouxe à discussão temas importantes para o futuro do Brasil e essenciais para o fortalecimento do Poder Legislativo. Mais de 500 deputados participaram do maior evento de parlamentares da América Latina.

O deputado Guto Silva (PSD), 1º vice-presidente da Alep, disse que ao colocar em pauta reformas estruturais para o país, política fiscal austera e taxa de juros compatível com a realidade, a conferência se transforma num palco importante para construção de novas teses e, consequentemente, a construção de um novo país.

O encontro teve como tema “O Brasil e suas reformas”, abordando o panorama político e econômico. “Através dessa união dos deputados estaduais debatendo questões políticas, econômicas e conjunturais podemos encontrar alguns caminhos”, afirmou o deputado Elio Rusch (DEM).

O fortalecimento do Poder Legislativo e seu papel de destaque na interlocução entre a comunidade e o Executivo também foram ressaltadas durante os painéis. “Esse encontro da Unale representa um grande fórum de debates e contribui para a valorização do Poder Legislativo, assegurando coesão na atuação parlamentar em todos os estados”, disse o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), líder do Governo do Paraná. “Um debate dessa magnitude permite uma troca de experiências extremamente importante”, acrescentou, lembrando que os deputados estaduais estão sempre bem próximos das realidades regionais.

A opinião de Romanelli foi compartilhada pelos deputados Alexandre Curi (PSB) e Tião Medeiros (PTB), que também participaram do encontro. “É importante essa valorização do Legislativo”, observou Curi, acrescentando que a discussão sobre as reformas que precisam ser feitas no país estabelece condições para a implementação de mudanças importantes. Para Tião Medeiros, fica evidente num encontro com essa dimensão o grande papel constitucional das instituições, especialmente do Poder Legislativo, num momento em que os brasileiros desejam mudanças.

O 1º secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Plauto Miró Guimarães Filho (DEM), destacou que as equipes técnicas das assembleias também puderam aprimorar suas práticas. “A reunião da Unale faz com que os integrantes do Poder Legislativo, não só os deputados, mas os servidores, diretores, técnicos, possam sentar-se numa mesma mesa e discutir os temas relacionados às Assembleias. Há determinadas áreas em que uma Assembleia está mais avançada do que a outra, e com os debates estamos vendo que estão aproveitando muito com a troca de experiências. E nós, da Assembleia paranaense, temos orgulho em receber os representantes de todas as Assembleias Legislativas dos estados brasileiros”.

Fonte: ALEPR
Compartilhe!