A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realiza, na próxima segunda-feira (22), uma sessão solene em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson. O requerimento foi proposto pela deputada Simone Pereira (MDB) para tratar de uma enfermidade que atinge cerca de 200 mil brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde.
No cenário global, a Organização Mundial de Saúde (OMS) avalia que 1% de toda a população com mais de 65 anos seja afligida por sintomas da doença. Entre estes, incluem-se problemas motores, como tremores em repouso, rigidez nas articulações e lentidão nos movimentos, e outros como distúrbios do sono e depressão.
Para compor a mesa da sessão solene, Simone Pereira convidou gestores das áreas de saúde e assistência social e médicos. Muitos destes atuam na principal referência do Piauí para o tratamento da Doença de Parkinson, o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo.
Entre as autoridades, foram convidados o secretário de inclusão econômica do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Dr. Luiz Carlos Everton de Farias e o secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz. O superintendente do Hospital Universitário, Dr. Paulo Márcio, também foi convidado para compor a mesa.
Durante a sessão solene, vai haver a fala de um paciente com Doença de Parkinson. Além disso, vai ser feita uma homenagem ao Dr. Arnaldo Ferreira, que foi chefe da Unidade de Neurologia do Hospital Getúlio Vargas.
Fonte: ALEPI