Por iniciativa da Procuradoria Geral da Assembleia Legislativa, prefeitos e secretários municipais discutiram a destinação do lixo como matéria-prima para a geração de energia. O evento foi realizado na segunda (11) e contou com a participação dos deputados Odacy Amorim (PT) e Mary Gouveia (PSB).

O vice-presidente da Comissão de Negócios Municipais, Odacy Amorim, disse que a destinação do lixo, a partir da lei federal que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, em 2010, é extremamente importante para os municípios. O Procurador Geral Ismar Cabral explicou que a norma tem prazos para implantação e impõe penalidades para quem descumprir as novas regras.

O empresário Átila Rubens Delliveneri apresentou a proposta da implantação de usinas geradoras de energia, tendo como fonte os resíduos sólidos. O processo envolve a separação do lixo com reciclagem e, depois, a queima do material combustível para aquecimento de caldeiras que movem geradores elétricos. O processo não deixa resíduos tóxicos e gera energia elétrica.

Fonte: Agência ALEPE

Compartilhe!