Entre os dias 9 e 11 de novembro, deputados e servidores de todo o País vão se reunir na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (Região Metropolitana do Recife), para a 25ª edição da Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). Os detalhes do encontro foram apresentados, nesta quinta (6), em cerimônia na Alepe.
Primeiro-secretário da Casa, o deputado Clodoaldo Magalhães (PV) afirmou que o Parlamento pernambucano está honrado em sediar o evento, que ocorre pela terceira vez no Estado. “Após o advento da pandemia e do processo de renovação dos mandatos eletivos, é chegada a hora de o Brasil olhar para frente. Essa será a oportunidade ideal para debatermos o futuro do Legislativo. Envidaremos todos os esforços para que seja a melhor edição da história”, pontuou.
Na sequência, o secretário-geral da Unale, José Luís Tchê (PDT-AC), ressaltou que o congresso é o maior evento de parlamentares da América Latina. “Esperamos que a reunião deste ano conte com a participação de muitos parlamentares, pois a comissão organizadora está empenhada em fazer um dos melhores encontros de todos os tempos”, frisou.
Ao discursar, o vice-presidente da Unale no Nordeste e coordenador do evento, deputado Diogo Moraes (PSB-PE), avaliou que o cenário nacional, principalmente na área econômica, é desafiador. Para ele, o Poder Legislativo terá papel fundamental na busca de soluções para a retomada do crescimento do País.
“Acredito que a conferência da Unale será uma das primeiras iniciativas pós-pandêmicas com o objetivo de debater novos rumos para o Parlamento e para o Brasil”, ressaltou. Moraes também salientou o empenho da Alepe na organização e na oferta de infraestrutura para o evento.
Ao final dos pronunciamentos, uma comitiva formada por parlamentares de vários estados fez o descerramento de uma placa comemorativa ao evento.
Programação
A 25ª Conferência Nacional da Unale ocorrerá em formato híbrido e terá como tema “Os Rumos do Parlamento do Futuro”. Haverá painéis sobre o impacto das tecnologias no papel dos legisladores estaduais, a atuação da Consultoria Legislativa em tempos de conectividade 5G e a importância da experiência do servidor para melhorar as entregas à sociedade, entre outros.
Os debates serão dirigidos por palestrantes renomados de várias áreas do conhecimento, a exemplo do cientista, empreendedor e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Sílvio Meira, que é um dos fundadores do Porto Digital. Outros conferencistas serão divulgados ao longo das próximas semanas.
O encontro nacional da Unale é organizado anualmente pela entidade e conta com o apoio das 27 Assembleias Legislativas do País e de organizações ligadas ao Parlamento Estadual. O objetivo do evento é promover o intercâmbio de ideias e discutir propostas que promovam a melhoria e o desenvolvimento da sociedade.
Mais informações no site http://unale2022.com.br.
Fonte: ALEPE