Hidrogênio verde, letramento digital e preservação de sementes crioulas foram temas de projetos debatidos e aprovados pela Comissão de Ciência e Tecnologia da Alepe em 2023. Ao longo de dez reuniões ordinárias, o colegiado ratificou 49 matérias. Também houve iniciativas ao longo para a divulgação da observação astral e em homenagem póstuma a cientistas notáveis.
Entre as matéria aprovadas, estava a que visa promover o letramento digital nas redes de ensino públicas e privadas. O Projeto de Lei (PL) n° 1275/2023, de autoria do deputado Henrique Queiroz Filho (PP), cria um programa buscando proporcionar aos alunos e professores um maior engajamento e novas experiências na vivência didática. Também pretende dinamizar o uso do senso crítico no meio digital. A proposição foi avalizada nos termos do substitutivo da Comissão de Justiça (CCLJ).
Outra matéria acatada pelo colegiado consolida a Política Estadual de Sementes Crioulas em Pernambuco. As sementes crioulas são cultivadas por agricultores familiares, indígenas e quilombolas a partir de antigas plantas usadas na alimentação e não sofreram alterações genéticas. A preservação delas é considerada de extrema importância não somente para o meio ambiente como para o cotidiano, a resistência e a renda das populações tradicionais. O texto aprovado é um substitutivo da Comissão de Justiça que unifica os Projetos de Lei nº 441/2023, da deputada Simone Santana (PSB), e nº 458/2023, de Doriel Barros (PT).
Em dezembro, foi aprovado um pacote de medidas encaminhadas pelo Governo Estadual. Entre elas, a matéria que origina a Política Pública Estadual do Hidrogênio Verde, projeto que a deputada Simone Santana, que preside o grupo parlamentar, considera importante para o desenvolvimento sustentável. “É uma política promissora por se tratar de uma forma de energia econômica e limpa. A gente está dando um passo importante, e a Comissão de Ciência e Tecnologia está sempre a postos e atenta a todas as movimentações para que a gente possa colaborar com a população”, declarou.
Eventos
No segundo semestre, dois eventos, em especial, movimentaram o calendário de atividades da comissão. O primeiro deles, no dia 20 de setembro, marcou o Dia da Astronomia em Pernambuco. Nesta data, foi realizada uma atividade de observação do céu utilizando um telescópio em frente ao prédio da Alepe. Estiveram presentes representantes do projeto “Desvendando o Céu Austral”, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e da Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano.
Em 10 de outubro, a Comissão fez uma reunião solene com o intuito de homenagear postumamente notáveis cientistas que marcaram a história pernambucana. Foram eles: os geólogos Adusumilli Bhaskara e Rao Jannes Markus Mabesoone, os médicos Othon Coelho Bastos Filho, Raimundo de Barros Coelho, Waldenio Florencio Porto, que também era romancista e memorialista, e a escritora e jornalista Clarice Lispector.