banner-novembroazul-1-489x385pxAté o dia 22 de novembro, a fachada do Museu Palácio Joaquim Nabuco recebe iluminação especial na cor azul para marcar a participação da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) na campanha mundial contra o diabetes e o câncer de próstata. Conhecida como Novembro Azul, a mobilização busca chamar atenção para a importância do diagnóstico precoce dessas doenças.

No Brasil, a ONG Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) estimula a conscientização da população masculina no sentido de avaliar a saúde da próstata por meio de exames como o da dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2018 devem ser registrados mais de 68 mil novos casos da doença no Brasil, com a ocorrência de cerca de 13 mil mortes.

Em Pernambuco, desde 2007 é determinada por lei estadual a realização da Semana Estadual de Combate e Prevenção ao Câncer de Próstata, a ser promovida anualmente na semana em que conste o dia 17 de novembro, data mundial de enfrentamento à doença.

Em relação ao diabetes, a campanha pública de educação e prevenção da enfermidade é liderada pela Sociedade Brasileira de Diabetes. De acordo com estatística de 2017 da Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês), o Brasil é o quarto país do mundo com maior número de pessoas com essa desordem metabólica – cerca de 13 milhões, na faixa etária de 20 a 79 anos.

O Brasil também aparece em quarto lugar no ranking mundial referente ao diabetes não diagnosticado. No próximo dia 14 de novembro, comemora-se o Dia Mundial do Diabetes, data criada pela IDF para ampliar a conscientização sobre a doença.

A participação da Alepe no Novembro Azul é uma iniciativa da Mesa Diretora da Casa, coordenada pela Superintendência de Preservação do Patrimônio Histórico do Legislativo.

Fonte: ALEPE
Compartilhe!