A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) instala, nesta quinta-feira (21), a partir das 9 horas, a Frente Parlamentar contra a privatização da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF). De autoria do presidente da Casa, deputado Gervásio Maia, o Requerimento 7.990/2017, aprovado por unanimidade, tem o objetivo de reunir autoridades, servidores e a sociedade em geral para discutir meios de impedir que o patrimônio público em questão seja entregue à iniciativa privada.
De acordo com o presidente, a intenção do Governo Federal de transferir o controle da empresa energética para grupos que visam apenas lucro, pode gerar um grande impacto financeiro na vida da população, além de agravar outras diversas questões ambientais e energéticas. “Esse é um tema que interessa não apenas a Paraíba, mas a todos nordestinos e brasileiros em geral. Enquanto representantes do povo nos temos que estar a frente dessa luta e ao lado dos companheiros parlamentares unir forças e ouvir as partes interessadas, buscando encontrar uma solução sustentável para essa questão”, alertou Gervásio.
Durante a sessão desta quarta-feira (20), o presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), Luciano Nunes, esteve no plenário e parabenizou a iniciativa, além de garantir que a instituição também estará empenhada em contribuir para defesa da companhia hidro-elétrica. “A Chesf é um patrimônio nordestino e nós não podemos nos calar diante de tamanho absurdo. Somos 1.059 deputados estaduais em todo Brasil e a partir de agora essa luta passa a ser uma das prioridades da nossa instituição”, acrescentou Luciano Nunes.
Segundo o deputado Ricardo Barbosa, vice-presidente da Unale, ainda na tarde desta quarta um grupo de deputados seguirá para Assembleia Legislativa de Pernambuco, onde também será desenvolvida uma Frente Parlamentar com o mesma proposta. “A partir de agora nós vamos fortalecer o movimento a nível de Nordeste. Amanhã também estaremos no Rio Grande do Norte, semana que vem na Bahia e na seqüência vamos visitar todos os estado da região. A Chesf é muito mais que uma companhia energética e por isso precisamos defender os interesses comuns do nosso povo”, revelou Ricardo.
Na ocasião ainda foi entregue ao presidente da Unale um manifesto para criação de uma Frente Parlamentar Nacional, com o propósito de ampliar a luta e o debate contra a privatização da Companhia para os demais estados brasileiros.
Rio Tinto
Na ocasião também foi aprovado o requerimento 8.031/2017 que determina a instalação da Frente Parlamentar Liberta Rio Tinto. A iniciativa também é de autoria do presidente da Casa de Epitácio Pessoa, Gervásio Maia, e tem como prioridade a luta contra ações de despejo movidas por herdeiros da família Ludgren, que se dizem proprietários dos imóveis onde vivem mais de 1,2 mil famílias, no Litoral Norte do Estado.