Representante do Governo do Pará, Carlos Kayath, chefe de gabinete do Governador, apresentou ações que o Governo do Estado realiza para o cumprimento de uma das maiores agendas climáticas do mundo: a COP30, em novembro, em Belém.
“Infelizmente o que temos visto, em grande parte da imprensa nacional, sobre a realização da COP30 no Pará, não se encaixa no trabalho que está sendo feito para que aconteça no Estado. Há um preconceito enorme com a região. Mas nós somos capazes, e realizaremos uma das melhores COP de todas a existência“, garante ele
Carlos Kayath levou dados e números sobre o que já foi, e o que está em fase final, em relação às obras da COP30. Ao todo, ele enumerou 31 obras na grande Belém. “Ficará um legado à população paraense. São obras que geram 5 mil empregos de forma direta e indireta, beneficiando 900 mil pessoas “, declara.
O Procurador-Geral da Alepa, Justiniano Alves, falou que “o colegiado escolheu a Amazônia, o Pará, para sediar o encontro com o intuito também de ver como se encontram as obras da COP30. Temos a certeza que saíram daqui com o conhecimento do sucesso da COP30”.Os Procuradores-Gerais do estados do Mato Grosso, Ricardo Riva e Bruno Leite; da Bahia, Rafael Barreto; de Goiás, Eduardo Henrique Lolli; de Roraima, Paulo Luís Holanda; e do Rio de Janeiro, Robson Maciel, se posicionaram em relação à realização da COP30 na capital paraense. “São obras gigantescas, local que valoriza a cultura e possui uma riqueza enorme em seu turismo”.
Estiveram presentes no encontro os estados do Pará, Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso, Piauí, Rio Grande do Norte, Amazonas, Amapá, além do consultor jurídico da Unale, Dr. André Maimoni. O colegiado visitou locais como a Ilha do Combu, Porto Futuro II, Estação das Docas, Palácio Lauro Sodré e Parque da Cidade.A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, em Belém, acontecerá entre os dias 10 e 21 de novembro. A programação oficial da COP30 ocorrerá com pré-sessões nos dias 4 a 9 de novembro; cúpula dos líderes, dias 6 e 7 de novembro; e 10 a 21 de novembro, COP30.
Foi a primeira vez que o Colegiado de Procuradores da Unale se reuniu na região Norte do Brasil. Além de realizar quatro reuniões na sede da Unale, em Brasília, o Colégio já se reuniu na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis, e no Rio de Janeiro, em meio a 27ª Conferência Nacional da Unale, em novembro de 2024.
Fonte: ALEPA
Foto: Celso Lobo (AID/ALEPA)



