Para a próxima legislatura, em 2023, a bancada feminina na Alepa encolheu, passando de dez para sete deputadas. Mas, a disposição das novas parlamentares antecipa a atuação marcante das mulheres no principal espaço político paraense.

A deputada Ana Cunha é a que conta o maior número de mandatos, entre as parlamentares. Já são seis legislaturas trabalhando pela população paraense. “A população paraense pode esperar desse 6º mandato, como sempre, muita dedicação e acima de tudo a experiência da responsabilidade de compreender que o poder legislativo é fundamental para aplicação das leis e que as leis sejam efetivadas não apenas feitas, mas executadas e os quatro anos sejam de muita produção e que Deus abençoe cada vez mais o Estado do Pará.

A deputada Cilene Couto destacou a responsabilidade assumida diante da população paraense. Ela vai iniciar o 4º mandato no Poder Legislativo. “Orgulho em poder mais uma vez representar o povo do Pará. Essa é a quarta diplomação pelo Tribunal Regional do Pará (TRE-PA), é a prova de um reconhecimento de um trabalho realizado com muita dedicação, com amor pelo Pará. O sentimento é de gratidão e de responsabilidade. Meu grande desafio a partir de primeiro de fevereiro de 2023, é procurar fazer ainda melhor, vencer paradigmas e desafios pelo Pará. Meu mandato dará o melhor ao Pará, Minha gratidão a Deus, a minha família a todos meus amigos e aos 91.611 votos que recebi”.

A deputada Lívia Duarte destacou a renovação da esperança da população. “Esse momento é muito especial para todo mundo que está sendo diplomado e diplomada aqui, mas sobretudo, um momento muito bonito de esperança ao povo do Pará, que pede por mais políticas públicas, que pede por um futuro melhor, já está em um trilho bom, mas que deu uma virada a nível nacional, deu uma guinada de captação de fundo e de recurso. Então a expectativa aqui é de que a gente possa concluir essa diplomação e eu sou a primeira mulher preta deputada estadual. Então é uma honra pra mim estar aqui, mas é uma expectativa grande que a gente consiga honrar a história do povo do Pará e trazer mais políticas públicas. Eu sempre tenho um monte de projeto em mente. A recordista legislativa da Câmara de Belém, e agora a gente pretende fazer em parceria com o Executivo indicando ao Helder o que possa fazer. Então, a gente tem aí vários projetos, todos eles na linha da maternidade, na linha das mulheres, de assistência ao povo preto que nos elegeu”.

Compromisso e confiança foram destacados pela deputada Paula Titan. “Estou muito orgulhosa por estar sendo diplomada hoje, em receber esse diploma com uma sensação de compromisso que tenho com as pessoas que depositaram esse voto de confiança em mim, e me colocaram aqui, né? Nesse mandato de Deputado Estadual. E a minha expectativa é a melhor possível, quero expandir o trabalho que eu já realizo Castanhal na condição de Vereadora, queremos defender os mais vulneráveis, as mulheres, levantar bandeiras que o nosso mandato, na condição de deputado estadual, poderá retribuir à população essa expressão de votos que eu recebi nas urnas”.

A diplomação foi o momento de expressar gratidão, para a deputada Andreia Xarão. “Agradecer a todos que me ajudaram para estar aqui, hoje. Foram 48,006 mil votos  confiados no meu trabalho que é servir a população. Junto com o governador, Helder Barbalho, traremos dias melhores, principalmente para a classe que mais necessita dos serviços públicos. A cada um que fez com que eu estivesse estar sendo diplomada, meu muito obrigada pelo voto de confiança. Trabalharei pelo povo, pelas mulheres. Obtive 70% do voto feminino. Estou trabalhando em quatro projetos, mas um devo ressaltar que é direcionado ao Marajó”.

A deputada Ana Cunha comemorou o sexto mandato como parlamentar. “A população paraense pode esperar desse 6º mandato, como sempre, muita dedicação e acima de tudo a experiência da responsabilidade de compreender que o poder legislativo é fundamental para aplicação das leis e que as leis sejam efetivadas não apenas feitas, mas executadas e os quatro anos sejam de muita produção e que Deus abençoe cada vez mais o Estado do Pará”.

“Meu sentimento é de gratidão aos milhares de paraenses que confiam no meu trabalho. E, principalmente, a Deus por permitir o meu retorno a Casa de Leis. Continuarei a exercer o mandato em prol e em defesa de todos do meu Pará. Reafirmo meu compromisso com todos, com a classe feminina. Foram quase 53 mil votos que obtive, trabalharei junto com o governo do estado para levar mais progresso a todos os paraense”, concluiu a deputada Diana Belo.

Fonte: ALEPA

Compartilhe!