“O Legislativo do Mato Grosso na Construção de uma Política de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas” foi tema do primeiro painel da tarde desta quarta-feira, 12 de novembro, no estande da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), na Green Zone. A discussão foi em parceria com a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e a Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso (ALMT). Juliane Arini, secretária da câmara setorial climática da ALMT, foi a palestrante.
A Casa de Leis do Mato Grosso atua na construção de políticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, por meio da criação de leis e de iniciativas como o projeto “Passaporte Verde”.
O segundo painel foi mediado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), deputado Pepe Vargas, também em parceria com a Unale. O parlamentar apresentou o tema “Pacto RS 25: o crescimento sustentável é agora”.
O Pacto RS 25 da ALRS é um processo de debate e construção coletiva, por meio do Fórum Democrático, com o objetivo de pensar estratégias de desenvolvimento sustentável, conciliando crescimento econômico com o enfrentamento da crise ambiental contemporânea.
O deputado Rogério Barro apresentou o painel “Agro Sustentável na Amazônia”. O tema sugere práticas agrícolas que buscam conciliar produção e conservação ambiental.
Já o deputado Iran Lima apresentou “Bioeconomia na Amazônia: o papel da cadeia produtiva do óleo de palma na descarbonização”. O presidente da Alepa, deputado Chicão, coordenou o painel. O tema aborda a bioeconomia como parte da agricultura, inovação e sustentabilidade na cadeia produtiva do óleo de palma. O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Óleo de Palma (Abrapalma), Victor Almeida, contextualizou o assunto.
Por último, o painel “Territórios Sustentáveis, do Local ao Global”, com o ex-deputado Buba Germano, que representou a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O debate reforçou o monitoramento e a avaliação do desenvolvimento sustentável regional no estado da Paraíba.
Fonte: ALEPA



