Search
Close this search box.

A Assembleia Legislativa do Paraná poderá atuar para garantir o cumprimento das metas de redução de emissão de poluentes no estado. O deputado Rasca Rodrigues (PV) – representante do Legislativo paranaense na Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável) – participou nesta segunda-feira (18) da reunião da rede de prefeitos de grandes cidades (C-40) que negocia o estabelecimento das metas para redução dos níveis de poluição no planeta.

Curitiba, segundo Rasca Rodrigues, está sendo citada nos debates do Rio de Janeiro como um bom exemplo neste esforço, já que, juntamente com o Rio de Janeiro e com São Paulo, é uma das três cidades brasileiras a apresentar ações concretas de mitigação da poluição para os próximos anos. Os compromissos nesta área são uma contraposição à indefinição dos chefes de Estado na Rio+20. As propostas abrangem ações nas áreas da saúde, educação, saneamento, habitação, indústria, água, agricultura, biodiversidade e outras. “Os legisladores de todo o mundo têm um papel extremamente importante a exercer na defesa do meio ambiente: vigiar o cumprimento de acordos destinados à proteção da natureza e recuperação de áreas degradadas”, exemplifica o deputado. Ele diz que colocará seu mandato à disposição dos órgãos ambientais do Paraná para que, por meio de projetos de lei e de outras medidas, outros municípios também se comprometam a reduzir os níveis de poluição.

Ao todo, mais de quatro mil experiências serão listadas pelo C-40 e outras iniciativas em andamento serão mostradas durante a Rio+20, mas as metas ainda estão em discussão. O acordo irá prever medidas de adaptação às mudanças climáticas, eficiência energética de edifícios e a otimização dos transportes públicos. O documento final será apresentado nesta terça-feira (19) pelos prefeitos de Nova York, Michael Bloomberg, e do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB).

A diretora do programa Cidades Globais do C-40, Johanna Partin, disse que as cidades do sul do Brasil estão criando soluções próprias, que muitas vezes são exportadas para as cidades do norte. Como exemplo, ela citou os corredores de ônibus articulados de Curitiba. Criado em 2005, o C-40 reúne 58 megalópoles, que concentram mais de 300 milhões de pessoas.

Fonte: Assessoria de Imprensa, com a colaboração da jornalista Ceres Battistelli.

Compartilhe!