Foto/Divulgação

Mato Grosso do Sul sedia pela primeira vez a Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). Em sua 24ª edição, o lançamento oficial da conferência acontece nesta quarta-feira (15), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), a partir das 10h, a partir do Plenário Júlio Maia. O evento será semipresencial e deverá contar com a presença da deputada Ivana Bastos (PSD/BA), presidente da Unale, e da diretoria da entidade. Acompanhe a solenidade ao vivo pelos canais oficiais de comunicação da Casa de Leis – canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMSYoutubeFacebookRádio ALEMS e aplicativo Assembleia MS – (Android/iOS).

O deputado Lidio Lopes (PATRI), vice-presidente da Região Centro-Oeste na Unale, comentou sobre a organização da estrutura para o evento, que iniciou já na semana passada. “Nosso Estado hoje tem todos os requisitos para realizar um grande encontro, respeitando todos os critérios sanitários, com apoio do governo e da prefeitura. Além de ser uma grande oportunidade o nosso Estado ser palco de um evento que irá reunir parlamentares do Brasil e também de vários outros países”.

A 24ª Conferência Conferência da Unale acontece nos dias 24, 25 e 26 de novembro. A eleição do Estado que seria sede foi realizada em Brasília, no mês passado. O deputado estadual Herculano Borges (Solidariedade), 2º secretário da Casa de Leis, também integra a Diretoria Executiva da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, no cargo de secretário-geral por Mato Grosso do Sul.

A presidente da Unale, deputada Ivana Bastos, esteve na ALEMS em junho, antes da escolha do lugar que sediaria a 24ª Conferência da Unale. “O Mato Grosso do Sul é muito presente na Unale e ver esse plenário vazio dá uma angústia. Por outro lado nunca se trabalhou tanto quanto nesse período. Quando assumi em 2020, estávamos cheios de projetos, mas veio essa pandemia e tivemos que nos reinventar. Saber da disposição do Estado em sediar nossa conferência anual é muito gratificante” destacou.

Conferência

A Conferência Nacional da Unale é organizada anualmente com o apoio das Assembleias Legislativas. O objetivo é o debate de propostas para a melhoria e desenvolvimento do País, a partir da experiência dos parlamentares das diferentes regiões e partidos do Brasil. A última edição foi em novembro de 2019, na Bahia.

Unale

Fundada em 1996, a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, de representação dos 1059 deputados estaduais e das 27 Casas Legislativas do Brasil, com a missão de assumir a defesa dos interesses estaduais coletivos, divulgar as ações legislativas, buscar parcerias para seu aperfeiçoamento e qualificação junto a órgãos e entidades representativas nacionais e internacionais, difundindo a importância do legislativo estadual no sistema democrático e promovendo o debate permanente de grandes temas de interesse do país.

Fonte: ALEMS

Compartilhe!