alemg-31-10A Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (Alemg) recebeu na segunda-feira, 29, as mostras de fotografia Retratos urbanos das cidades históricas mineiras e de pintura Natural e ingênua. A primeira reúne obras de Carla Cosenza e a segunda, de Marcos Castro. Elas podem ser vistas até 14 de novembro, das 8 às 18 horas.

A mostra de fotografia busca dar destaque aos habitantes e à arquitetura das cidades históricas por meio de uma linguagem contemporânea, urbana e atemporal, evidenciando contrastes e desigualdades e a população menos favorecida desses locais. O estilo é a fotografia de rua, e a técnica utilizada é a digital.

Carla é bacharel em Comunicação Social. Em 2017, foi ganhadora do prêmio bronze, na categoria Emotive Portrait do Better Photography Photo of the Year, da Revista Australiana de Fotografia.

Na exposição Natural e ingênua, Marcos retrata o mundo humano de forma simbólica e cria representações. Guiado pela imaginação, ele aborda temas como natureza, religiosidade, folclore, costumes e tradições populares. A técnica utilizada é a tinta acrílica sobre tecido ou tela. Cores fortes e estilo livre de convenções são características do pintor.

Marcos é formado em Engenharia Elétrica pela Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Ele é pintor autodidata e iniciou sua carreira artística em 2014. Participou de diversas exposições em Belo Horizonte e em cidades históricas como Tiradentes e Ouro Preto (Região Central do Estado).

Incentivo à cultura – Os eventos realizados na Galeria de Arte fazem parte do Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da Alemg relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança, peças de teatro e apresentações de música erudita e popular.

O Assembleia Cultural marca a atuação do Parlamento mineiro na promoção das expressões artísticas e no reconhecimento e na valorização da cultura de Minas Gerais.

Fonte: ALEMG
Compartilhe!