alemgA Casa de Cultura Rota Rupestre expõe criações artísticas de Lagoa Santa; visitação vai de segunda (3) até sexta (7).

A Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebe, a partir desta segunda-feira (3/6/19) até sexta-feira (7), a exposição de artesanato da Casa de Cultura Rota Rupestre (CCRR).

Na mostra, que pode ser visitada das 8 às 18 horas, serão comercializados bordados, fuxicos, pinturas em madeira, desenhos em pirografia (arte de decorar madeira com marcas de queimadura) e latonagem (escrita em alto-relevo em folha de metal), mandalas e produtos de saboaria.

A principal inspiração dos trabalhos são as figuras rupestres encontradas nos paredões de Lagoa Santa (RMBH), cidade origem do grupo de artesãs. Fundada em 2014, a CCRR visa valorizar e divulgar criações artísticas da região e promover o artesanato mineiro.

Em 2017, o grupo participou da criação do projeto Rota das Doceiras, cujo intuito é manter os costumes culinários de Minas. Produtos tradicionais como o doce de toranja, cubu, doce do pau de mamão, fatia e doces com pequi são confeccionados no projeto e também serão comercializados na exposição da Assembleia.

Incentivo à cultura – Os eventos realizados na Galeria de Arte fazem parte do Assembleia Cultural, programa que agrupa as diversas iniciativas da ALMG relacionadas à cultura, como exposições de artes plásticas e de fotografia, mostras de artesanato, espetáculos de dança, peças de teatro e apresentações de música erudita e popular.

O Assembleia Cultural marca a atuação do Parlamento mineiro na promoção das expressões artísticas e no reconhecimento e na valorização da cultura de Minas Gerais.

Endereço – A Galeria de Arte fica na Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, em Belo Horizonte.

Fonte: ALEMG
Compartilhe!