Perder os cabelos após sessões de quimio ou radioterapia pode parecer só um detalhe diante de todo o processo de tratamento de um câncer de mama. Mas quem já passou pela experiência sabe o quanto essa fase é difícil para a mulher e o quanto significa, nesse momento, ganhar de presente um lenço, um batom, ou receber um abraço de incentivo.
Na manhã desta terça-feira (6/11/18), a deputada Celise Laviola (MDB) entregou à coordenadora do grupo Pérolas de Minas, Maria Luiza de Oliveira, a doação de 273 itens arrecadados durante a campanha Doe Lenços, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (Alemg). Foram arrecadados 218 lenços, duas perucas, dois chapéus, além de peças íntimas, itens de beleza e livros.
Os lenços são utilizados para montagem de kits, para distribuição entre as mulheres em tratamentos contra esse tipo de câncer. Junto com os lenços vão material informativo sobre a doença, itens de maquiagem e a chamada “pulseira solidária”, que já se tornou símbolo do Pérolas de Minas.
“Esse gesto, num momento em que a mulher se encontra tão fragilizada e com a autoestima baixa, faz toda a diferença”, destacou Maria Luiza de Oliveira, ao agradecer a doação recebida. Ela lembrou que a entrega do kit é sempre feita por alguém que pode contar sua experiência própria de superação como forma de incentivo.
Celise Laviola é presidente da Secretaria de Mulheres da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), entidade que idealizou a campanha, como forma de engajamento nas ações do Outubro Rosa.
Segundo a deputada, a campanha de doação dos lenços é mais uma forma de a Assembleia de Minas mostrar que também apoia essas iniciativas. “Queremos dizer que nos importamos, que essas mulheres podem se cuidar, ter esperança e vencer a doença!”, afirma.
Experiência própria – O Pérolas de Minas surgiu formalmente em 2015, fruto da união de quem já venceu a doença e que agora se dispõe a ajudar. Hoje já são mais de 300 integrantes. Além de promover reuniões e palestras, elas visitam pacientes em hospitais, oferecem apoio às famílias e fazem gestões junto aos órgãos públicos, para que as mulheres diagnosticadas com o câncer de mama tenham direito ao tratamento e à dignidade, conforme explica a coordenadora. As mulheres do Pérolas de Minas são todas voluntárias e trabalham o ano todo pela causa.
Maria Luiza de Oliveira teve câncer de mama quando tinha apenas 27 anos de idade e depois ainda teve outros tipos de tumor, mas nunca perdeu a esperança. A deputada Celise Laviola acompanhou a história de sua mãe, que também passou pelo problema.
Campanha Doe Lenços
É a segunda vez que a Assembleia participa da campanha que arrecadou, no ano passado, 156 lenços. A ação faz parte do Outubro Rosa, campanha de prevenção ao câncer de mama, que integra o projeto Laços da Consciência, que reúne ações de sensibilização sobre temas afetos ao bem-estar social dos mineiros, em especial causas relacionadas à saúde. O Palácio da Inconfidência ficou iluminado com a cor rosa até o final de outubro.
O Pérolas de Minas é um grupo criado por mulheres que passaram pelo tratamento do câncer de mama. O objetivo é apoiar e acolher mulheres que estão em tratamento e promover a troca de experiência com aquelas que superaram a doença.