Consumo consciente e boas práticas ambientais no trabalho são ações priorizadas pela atual Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), na retomada do trabalho voltado à sustentabilidade, desenvolvido pela seção de Serviços Especiais de Engenharia de Segurança, Medicina do Trabalho e Meio Ambiente (Sesmt).
Conforme explica o gestor da coleta seletiva da Sesmt, Luciano Emídio, a campanha tem o objetivo de conscientizar os servidores da Casa sobre a importância da separação de materiais recicláveis de forma correta e os benefícios deste comportamento para o meio ambiente. Emídio lembra que a expectativa é aumentar a coleta que, no ano passado chegava a um volume de cerca de 15 mil litros semanais.
“Além do lado ambiental, a segregação correta dos resíduos também irá trazer economia para a Assembleia, já que a coleta do lixo dispensado nos containers, que ficam na parte externa da Casa, é feita por uma empresa privada de coleta, que recebe pagamento mensal, conforme o volume coletado. Com a conscientização e a separação correta dos materiais, quem sabe conseguiremos reduzir, inclusive o valor pago”, explica.
Luciano afirma que a ação representa dois ganhos: o primeiro para o meio ambiente e o segundo, com a possibilidade de redução de gastos para os cofres públicos.
Para deixar o servidor bem informado sobre a ação voltada à separação dos resíduos recicláveis, a Sesmt preparou uma cartilha com informações sobre como fazer a segregação dos materiais de forma correta, a fim de que possa ser coletado pelo Consórcio de Cooperativas Uniforte, parceira da Alego.
Nesta semana, o Sesmt realizou a primeira etapa da campanha, que foi a etiquetação das lixeiras de todas as seções e gabinetes parlamentares, com intuito de disciplinar, entre os servidores, a separação do lixo.