alego-25-07Quem frequenta a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás pode constatar como arte e cidadania podem andar juntas. A Casa é uma grande galeria de arte, com painéis, quadros e esculturas espalhadas em sua fachada, no saguão, nos gabinetes dos deputados, jardins e outras dependências. As obras abordam a cultura, a natureza e a história goiana, além de temas mais universais.

O banho de arte começa logo na entrada. O visitante é recebido por um grande painel do artista plástico Luiz Olinto instalado na parede ao lado da porta principal. Pode apreciar também um busto do ex-deputado e ex-senador Alfredo Nasser. No saguão principal, estão grandes painéis que retratam Goiás e sua história. Onze deles foram criados a quatro mãos, pelos artistas M. Cavalcante e Gomes de Sousa. O outro é de Fabiola Moraes. No auditório Solon Amaral, bem ao lado do Plenário, um painel de J. Bento se destaca na parede do fundo. E assim, em todos os locais é possível descobrir obras de artistas goianos.

O projeto de incorporar arte ao prédio da Assembleia foi criado durante a gestão do então deputado Luiz Bittencourt, entre 1996 e 1998. Em entrevista à Agência de Notícias da Assembleia, ele conta que a ideia surgiu quando fez uma viagem ao Parlamento do Rio Grande do Sul, onde foi conhecer o projeto de TV que começava a funcionar naquela Casa.

“Nós fomos a Porto Alegre conhecer a primeira TV Assembleia instalada no País, para fazer o mesmo também em Goias. Lá, nós vimos, no prédio histórico onde funciona o Poder Legislativo, vários painéis que mostram temas como a Batalha Farroupilha, Bento Gonçalves e várias cenas da história política do Rio Grande do Sul. Por comparação, constatamos que não tínhamos isso em Goiás. Não havia nem no Palácio das Esmeraldas. E voltamos com essa ideia na cabeça. Eu, o engenheiro Pedro Batista, Paulo Bittencurt e o deputado Carlos luz”, relata o ex-deputado.

Segundo Bittencourt, aproveitando que estava ocorrendo uma reforma da estrutura física da Assembleia, a ideia evoluiu. Em conversas com os artistas surgiu a possibilidade de trabalhar os painéis com temas como a residência provisória do governador em Goiânia, a primeira sede da Assembleia, os líderes da época, mulheres da história Goiana, a visão futurista do Estado e a caneta que assinou a transferência da Capital.

O ex-presidente da Casa se refere à primeira obra instalada na Assembleia, “A Grande Saga Goiana”, constituída pelos 11 painéis de Gomes de Souza e M. Cavalcante, realizadas em acrílico sobre madeira, que retratam o processo de mudança da capital da antiga Vila Boa para Goiânia. Cada obra conta um pedaço dessa história, em temas como “Campininha das Flores”, município que hoje é o bairro de Campinas; “Tijolos, Suor e Lágrimas”, cujo tema são os trabalhadores que atuavam na construção da nova Capital; e o prédio onde foi instalada a primeira sede da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.

Para Bittencourt, os painéis têm esse viés de tentar traduzir, através da arte, da ótica cultural, vários momentos da transferência da capital da antiga Vila Boa para Goiânia, manifestações culturais e personagens importantes da história goiana. “Enfim, é um acervo meio pedagógico da história política de Goiás e da história da transferência da capital de Goiás Velho pra Goiânia”, resume.

Luiz Bittencourt comenta que a legislatura de 1996 a 1998 teve um papel muito importante, pois refletia uma nova realidade política econômica de Goiás, onde se destacaram pontos como a reforma administrativa e valorização do servidor. “Começava a se consolidar a ideia do fortalecimento do Poder Legislativo, com independência, com coragem, com representatividade e, acima de tudo, com o Palácio Alfredo Nasser como grande canal de comunicação, de representação política e de manifestação popular. Havia uma ebulição muito grande.

Fonte: ALEGO
Compartilhe!