Search
Close this search box.

“Não importa o seu canal: se é web, TV ou rádio. Nós falamos com você”. É com esse mote que os veículos que integram a Coordenadoria de Comunicação Social da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) divulgam, ao longo deste mês, uma série de reportagens especiais em que discutem temas ligados à saúde mental. A Alece abraça essa causa ao participar do Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre os cuidados com a saúde mental e prevenção ao suicídio.

A coordenadora de Comunicação Social da Alece, jornalista Giselle Dutra, destaca a mobilização dos veículos de comunicação da Casa para reforçar e dar maior visibilidade a essa questão tão crucial para a sociedade, mostrando também o envolvimento do presidente, deputado Evandro Leitão (PDT), e do Poder Legislativo como um todo nessa pauta.

A jornalista enfatiza a importância de falar sobre o assunto de forma sensível, mas também científica e levar informações para aquelas pessoas que precisam de ajuda profissional, lembrando que se trata de uma questão de saúde pública e, por isso, deve ser abordada dessa forma, despida de preconceitos.

Confira a página com os projetos especiais.

AGÊNCIA

A Agência de Notícias da Alece traz uma série de três matérias. A primeira mostra como a Alece abraçou a campanha Setembro Amarelo nas diversas atividades realizadas durante este mês, como por meio de ações permanentes com o intuito de promover a saúde mental. Também foram discutidos o cenário epidemiológico do suicídio no Ceará e as diferentes motivações que explicam essa realidade. Além disso, foram apresentados os principais sinais para identificar pessoas em situação de risco e a importância de procurar ajuda especializada.

segunda matéria da série mostra a atuação da rede pública de saúde, com os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e o Hospital de Saúde Mental de Messejana Professor Frota Pinto, indicando os locais com atendimento especializado onde a população pode buscar a ajuda necessária.

“E uma terceira matéria fecha a série especial da Agência de Notícias, com depoimentos de pessoas que passaram a conviver com o luto após a perda de pessoas queridas por suicídio e tiveram de ressignificar o sofrimento, por meio do engajamento em entidades e grupos de apoio a pessoas que convivem com a mesma dor”, adianta a coordenadora da Agência, jornalista Lusiana Freire.

WEBDOC

O Núcleo de Projetos Especiais Revista Plenário produziu o WebDoc “Saúde Mental: Você não está sozinho”, com três episódios. Segundo a jornalista do núcleo Suely Frota, o primeiro episódio aborda a questão do adoecimento mental e a importância de procurar ajuda, por meio de entrevistas com pessoas que superaram problemas emocionais e também ouvindo especialistas da área.

O segundo episódio apresenta a história de três mulheres que perderam familiares em razão do suicídio. Além de falar sobre essa dor, elas também contam como resignificaram essa experiência e como hoje ajudam outras pessoas a lidarem com perdas semelhantes.

Já no terceiro e último episódio é apresentado o trabalho do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) com crianças com síndrome de Down e transtorno do espectro autista (TEA). O documentário também aborda como a equipe da instituição também presta apoio psicológico aos pais e cuidadores.

Segundo Suely Frota, “a mensagem é de superação, que as pessoas lutem, pois sempre vale a pena viver e procurar ajuda”. O material será exibido na quarta (27/8), quinta (28/8) e sexta-feira (29/8), na TV Assembleia (canal 31.1) e também ficará disponível no YouTube da emissora. Bastidores da produção também vão ao ar nas mídias sociais da Casa.

PODCAST NA RÁDIO

E a FM Assembleia (96,7 MHz) vai veicular o podcast “Escuta com afeto: Um pensar sobre a vida”. A produção investiga como o respeito e a empatia podem contribuir para a saúde mental e o bem-estar das pessoas.

O conteúdo detalha ainda como funciona o Comitê de Responsabilidade Social da Alece, criado em 2021, na gestão do presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), com o objetivo de promover ações de cidadania, sustentabilidade, segurança no trabalho e saúde mental para os servidores e a sociedade.

O presidente Evandro é um dos entrevistados do podcast, abordando o papel do

Parlamento na promoção da saúde mental. Também é entrevistada a primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, que lidera o comitê e fala sobre a importância da escuta e do acolhimento para combater o preconceito e o tabu em torno da depressão.

Ainda são compartilhadas as histórias de pessoas que participam dos projetos realizados pelo comitê, como a servidora pública Dorinalva Candeiro, que se sentiu mais feliz após participar das práticas sistêmicas em grupo conduzidas pela psicóloga Izabel Martins. A produção também apresenta depoimentos de quem se dedica a cuidar daqueles que sofrem em silêncio, como a orientadora do Núcleo de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas do Comitê, Rejane Sales.

Durante o episódio, são apresentados outros serviços que também oferecem apoio emocional, como o Centro de Valorização da Vida (CVV), que atende pelo número 188. O CVV é um serviço voluntário e gratuito, que existe desde 1962 e um exemplo de como a escuta e a empatia podem fazer a diferença na vida de quem sofre.

A FM Assembleia também participou da produção de spot, em parceria com o Setor de Publicidade Institucional, sobre a campanha Setembro Amarelo para veiculação em emissoras de rádio durante todo o mês.

O podcast conta com narração, roteiro e produção de Ian Gomes, edição de texto de Tarciana Campos, edição de áudio de Marcos Smith e sonoplastia de Ronaldo Cesar. A produção está disponível no podcast Rádio FM Assembleia, nas plataformas de áudio SpotifyDeezerApple Podcasts e Google Podcasts.

Os demais setores que compõem a Coordenadoria de Comunicação da Alece – como TV Assembleia, Mídias Sociais, Fotografia, Comunicação Interna e Publicidade Institucional – também participam por meio da cobertura das atividades do Setembro Amarelo na Casa, da divulgação das reportagens especiais e do design gráfico do material produzido.

Fonte: ALECE

Compartilhe!