
Conforme a advogada, o código foi fundamental para que a população tivesse consciência de seus direitos nas relações de consumo. Ela também enfatiza as ações educativas que o Procon realiza nas escolas. “Nossos trabalhos educativos, com palestras e distribuição de cartilhas nas escolas para os estudantes, transformaram esses alunos em multiplicadores que ajudam no trabalho educativo de conscientização da sociedade, que passou a procurar os órgãos de defesa e a reclamar os seus direitos”, destacou.
Com a função de orientar o consumidor sobre seus direitos, a intermediar os conflitos nas relações de consumo, a promover audiências de conciliação e a informar as providências cabíveis caso seja necessário recorrer à via judicial, o Procon Assembleia , que funciona desde 2001, oferece atendimento gratuito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Vítima de cobrança abusiva por uma empresa de telefonia, a administradora Jordana Sales recorreu ao órgão pela primeira vez e saiu satisfeita com o atendimento. “Dei entrada com todas as comprovações e com toda a documentação da Anatel e já consegui agendar aqui no Procon uma audiência para solucionar esse problema que vem se arrastando desde o mês de maio”, comentou.
Telma Valéria ressalta que, na tentativa de resolver as demandas dos consumidores com maior celeridade, o órgão dispõe de Call Center, que realiza o contato direto dos clientes com empresas de telefonia, cartões de crédito, financeira e serviços essenciais. O Procon também conta com serviço de cálculo revisional de veículo, moto, cartões de crédito e empréstimos consignados.
Somente de janeiro a agosto de 2018, o órgão contabilizou, ao todo, 9.305 atendimentos. Para Telma Valéria, resolver todas as demandas é um dos maiores desafios enfrentados. “Em média, 80% das reclamações são resolvidas com acordos e parcelamentos, por exemplo. Nós gostaríamos que 90, 100% das reclamações fossem resolvidas. O que nos interessa não é a quantidade de reclamações ou de atendimentos, mas sim a satisfação do consumidor e a resolução dos problemas de todos que buscam atendimento”, explicou.