Search
Close this search box.

SELODEPRATAO Ministério do Meio Ambiente (MMA) conferiu, nesta quinta-feira (07/07), o selo A3P Prata de Sustentabilidade na Administração Pública à Assembleia Legislativa. A certificação é um reconhecimento dos órgãos que informam o MMA sobre ações da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), como controle do consumo de água, energia, combustível, entre outros. A ALECE é a primeira Casa Legislativa do Brasil a receber tal certificação.

Em 2012, a AL já havia recebido o Selo Verde do MMA, por sua adesão à A3P, sendo também a primeira Assembleia do Brasil a obter o título. “Somos novamente a primeira Assembleia Legislativa do Brasil a obter um selo, o que mantém nossa posição de vanguarda. No âmbito da administração pública estadual, a Assembleia é o segundo órgão a obter o selo”, comemora a diretora adjunta operacional da Assembleia Legislativa, Sílvia Helena Correia.

A obtenção do Selo Prata se deu pela comprovação dos resultados da A3P, sendo um reconhecimento pelo empenho das instituições públicas na entrega do Relatório Anual de Implementação da A3P. As informações levantadas para o preenchimento do relatório são encaminhadas através do Sistema de Monitoramento Socioambiental, disponibilizado pelo MMA.

Silvia Helena atribui a obtenção do Selo Prata à criação da Comissão Gestora da Agenda Ambiental na Administração Pública, que planeja, executa e monitora as ações de A3P na Casa; e ao Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, que proporcionou diversas ações voltadas diretamente para a melhoria de vida dos servidores do Poder Legislativo. A diretora adjunta destaca ainda a existência da Sala de Gestão dos Resíduos Sólidos, que faz coleta de material reciclável e os encaminha para cinco associações cadastradas.

Silvia Helena acrescenta que a próxima meta da Assembleia Legislativa é, no próximo semestre, obter o Selo Laranja, concedido pela adoção de práticas ambientais inovadoras. Segundo ela, nesse sentido, a Casa está desenvolvendo um aplicativo chamado Sistema de Gerenciamento Virtual de Coletas. A proposta do dispositivo é manter a comunicação entre gabinetes e departamentos da AL à Sala de Gestão dos Resíduos Sólidos, a fim de informar sobre a existência de resíduos nos setores e agilizar a coleta do material reciclável.

Fonte: ALECE

Compartilhe!