Parlamentares cearenses participam, até sexta-feira (09/06), da XXI Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). Neste ano, o encontro ocorre em Foz do Iguaçu (PR), com o tema “O Brasil e suas reformas”. Participam do evento os deputados Augusta Brito (PCdoB), Bethrose (PMB), José Sarto (PDT), Sérgio Aguiar (PDT) e Joaquim Noronha (PRP).
Augusta Brito foi convidada para a palestra sobre o tema “Ações de mobilização e prevenção ao sexismo, machismo e à violência” – com o psicólogo e mestre em Saúde Pública Daniel Costa – na quarta-feira (07/06). Ela disse que o tema faz repensar a maneira de abordar esses assuntos. “Foi uma palestra muito interessante”, resumiu.
No comando da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Ceará, a deputada adiantou que está buscando uma maneira de tratar a questão do machismo e do sexismo não só para as mulheres. “A Procuradoria precisa envolver também os homens. A gente sabe que, se fizer ações somente voltadas para as mulheres, não vai conseguir nunca essa igualdade de gênero tão desejada”, explicou Augusta Brito.
A parlamentar acrescentou ainda que a palestra vai ao encontro dos objetivos da I Caravana de Combate à Violência contra a Mulher, da qual faz parte, que faz a primeira visita na tarde desta quinta-feira (08/06), na Escola Estadual de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra, em Fortaleza.
O objetivo da atividade é debater o tema com os alunos, além de ouvir a juventude para a construção de novas políticas públicas sobre o assunto. A iniciativa da Procuradoria pretende percorrer 20 escolas estaduais do Estado, com palestras, formações de grupos de trabalho e apresentações teatrais.
FENACRIA
Já a deputada Bethrose, presidente da Comissão da Infância e Adolescência, participou, na última quarta-feira, do VI Encontro Nacional da Frente Parlamentar Interestadual de Mobilização Nacional Pró-criança e adolescente (Fenacria). A reunião aconteceu dentro da programação da XXI Conferência Unale. A Fenacria reúne os presidentes das Comissões da Criança e Adolescentes de todas as Assembleias Legislativas do país.
No encontro, o promotor de Justiça da Vara e Infância do Paraná, Murillo José Digiácomo, proferiu a palestra “O impacto das reformas nas práticas de promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes”, destacando a importância que os parlamentares podem desempenhar na obtenção da garantia de direitos. Dentro do evento foi ainda realizada a escolha da nova diretoria da Fenacria para o biênio 2017-2018.