Search
Close this search box.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgados em 2022, apontam que os casos de depressão em crianças entre 06 e 12 anos de idade aumentaram de 4,5% para 8% em uma década. O número crescente é um alerta para o cuidado com a saúde mental e bem-estar também nessa faixa etária.

Ainda de acordo com a OMS, a depressão é uma das principais causas de doença e incapacidade entre adolescentes em todo o mundo. O suicídio é a terceira principal causa de morte entre adolescentes de 15 a 19 anos.

 Atenta à gravidade do problema, a Assembleia Legislativa aprovou projeto de autoria do deputado estadual Audic Mota (MDB), sancionado em dezembro de 2022, que institui a Campanha de Conscientização sobre a Depressão na Infância e na Adolescência no âmbito do Estado do Ceará.

Conforme a Lei 18281/22, que instituiu a campanha, o objetivo é informar a população sobre o transtorno. Prevê ainda diretrizes para a campanha, como a divulgação dos sintomas, da importância da procura e das formas de acesso ao atendimento especializado, assim como o estímulo à parceria entre família e escola para oferecer o suporte necessário.

O autor, deputado Audic Mota, alerta que “o distúrbio, se não tratado corretamente, pode causar graves prejuízos ao desenvolvimento integral da criança e tornar-se um problema crônico na juventude e na vida adulta”. O parlamentar enfatiza ainda que a política pública se faz necessária para lançar luz sobre o problema, já que ainda é pouco discutido, apesar de afetar muitas crianças e adolescentes.

Fonte: Alece

Compartilhe!