O objetivo da Lei nº 18.283/22 é “conscientizar os alunos do ensino médio da rede estadual sobre a importância de se tornarem doadores regulares de sangue, visando aumentar o estoque de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce)”.
O deputado Marcos Sobreira (PDT), autor do projeto que deu origem à lei, ressalta que “os hemocentros têm que dispor de um estoque suficiente para atender os acidentados que necessitam de procedimento transfusional”. Ele lembra ainda que o Ministério da Saúde reduziu a idade mínima de 18 para 16 anos (com autorização do responsável) e aumentou de 67 para 69 anos a idade máxima para doação de sangue no País.
Ainda de acordo com o parlamentar, o Brasil está abaixo da meta estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que recomenda que 3% a 5% da população seja doadora de sangue. No País, o índice é de apenas 1,7%. “Segundo dados do site Biblioteca Virtual em Saúde, são coletadas no Brasil cerca de 3,6 milhões de bolsas/ano”, informa Marcos Sobreira.
Serviço – Como doar sangue
Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – Hemoce
Endereço: Av. José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo, Fortaleza
Telefone: (85) 3101 2296
Agendamento on-line: https://doador.hemoce.ce.gov.br/
Mais informações: https://www.hemoce.ce.gov.br/
Fonte: ALECE