O 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Santana (PT) foi empossado, na manhã desta quinta-feira (31/12), como novo presidente da Casa.  O parlamentar estará a frente do Poder Legislativo até o dia 31 de janeiro, já que em 1º de fevereiro tomará posse a nova Mesa Diretora para o biênio 2021-2022, quando o deputado Evandro Leitão (PDT) passa a ocupar a presidência da Assembleia.

Fernando Santana assume a presidência após a renúncia do deputado José Sarto (PDT), que a partir de 1º de janeiro vai ocupar a Prefeitura de Fortaleza. O pedido de renúncia de Sarto foi lido na mesma ocasião, assim como o do deputado Nezinho Farias (PDT), que vai assumir a Prefeitura de Horizonte.

Durante o encontro, foram empossados ainda os deputados Lucílvio Girão (PP) e Manoel Duca (PDT), como titulares, e Oriel Nunes Filho (PDT), como suplente.

O novo presidente da Casa destacou que assume a interinidade no comando do Poder Legislativo com muita tranquilidade e segurança. Agradeceu também a honra de ter sido eleito pelos colegas parlamentares para a primeira vice-presidência da AL.

“Nessa passagem de um mês à frente da Casa, darei a minha contribuição, ajudando a cuidar dos trabalhos da Assembleia, dedicando o melhor de mim para que em fevereiro possa ser bem entregue ao futuro presidente”, registrou Fernando Santana.

De acordo com o parlamentar, o seu papel é “conduzir os trabalhos da Casa, fazendo com que os servidores sejam bem atendidos e bem assistidos durante este período, como vinham sendo pelo presidente Sarto”.

O agora ex-presidente da Assembleia, José Sarto, salientou que o presidente interino é uma pessoa vocacionada, tranquila e dedicada ao seu mandato, enfatizando que a sua liderança momentânea será bem sucedida.

PERFIL

Eleito deputado estadual como o 4º mais votado em 2018, Fernando Matos Santana nasceu em 1981, no município de Juazeiro do Norte. Filho da professora Lúcia Matos Santana e do empresário Djalma Pinheiro Neto, é casado com Onelliany Moreira Leite e pai de três filhos.

O parlamentar é graduado em Administração de Empresas, com especialização em Gestão Pública, Licitação e Direito Administrativo. Trabalhou como consultor empresarial no Ceará e em outros estados do Nordeste, atuando em multinacionais.

Iniciou carreira política como secretário de Esportes e Juventude de Barbalha, onde também foi secretário de Governo. Atuou ainda como coordenador da campanha eleitoral do então candidato ao Governo do Estado, Camilo Santana, em 2014, na região do Cariri. O parlamentar foi secretário adjunto do Gabinete do governador, realizando trabalho de articulação política junto às prefeituras de todo o Estado.

COMPOSIÇÃO

Com a renúncia de José Sarto como presidente, a nova composição da Mesa, terá, no mês de janeiro, além de Fernando Santana na presidência, os deputados Daniel Oliveira (MDB), como primeiro vice-presidente; Osmar Baquit (PDT), segundo vice-presidente; Evandro Leitão (PDT), primeiro secretário; Aderlânia Noronha (SD), segunda secretária; Leonardo Pinheiro (PP), terceiro secretário; e o Romeu Aldigueri (PDT), quarto secretário.
BIÊNIO 2021-2022

Eleita para o biênio 2021-2022, a nova Mesa Diretora da AL será presidida pelo deputado Evandro Leitão (PDT) e tomará posse no dia 1º de fevereiro de 2021. Além de Evandro Leitão, compõem a nova Mesa os deputados Fernando Santana (PT), como 1º vice-presidente; Danniel Oliveira (MDB), 2º vice-presidente; Antônio Granja (PDT), 1º secretário; Audic Mota (PSB), 2ª secretário; Érika Amorim (PSD), 3ª secretária e Apóstolo Luiz Henrique (PP), como 4º secretário.

Os deputados Fernanda Pessoa (PSDB), Osmar Baquit (PDT) e João Jaime (DEM) ocuparão, respectivamente, os postos de 1º, 2º e 3º suplentes.

Fonte: ALECE