A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) recebeu em seu prédio principal iluminação alusiva à campanha Outubro Rosa, que alerta mulheres sobre a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama. As luzes seguirão iluminando as instalações do Palácio Deputado Adauto Bezerra até dia 31 de outubro.

As ações da campanha Outubro Rosa impactam diretamente na busca por mamografias, com aumento no número de exames em 33% em outubro – e segue em alta em novembro (39%) e dezembro (22%), conforme artigo científico publicado no início de setembro na revista Public Health in Practice(em português, “Saúde Pública na Prática”).

Para Luis Edson Sales, diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece, a retomada anual da campanha Outubro Rosa na Assembleia Legislativa serve como estímulo para que servidoras e servidores da Casa e a sociedade lembrem-se da importância da prevenção à doença.

“Outro ponto importante de realizarmos diversas atividades no Poder Legislativo cearense – incluindo a iluminação da fachada do prédio principal – é o de propagar o debate entre os parlamentares para ampliação e eficácia dos serviços públicos para o diagnóstico precoce e tratamento desse tipo de câncer”, salienta.

COMITÊ DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

Além das ações alusivas ao Outubro Rosa realizadas pelo DSAS, também haverá rodas de conversa promovidas pelo Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Alece.

Na próxima terça-feira (18/10), às 14h, na Sala de Práticas Sistêmicas, no 3º andar do anexo III da Alece, será realizada a roda de conversa “Um olhar sensível para as famílias de pacientes com câncer de mama”, para servidores e dependentes da Alece.

Já na quarta-feira (19/10), às 9h, o CRS, por meio das células Articulação e Fomento à Cidadania e Humanização e Desenvolvimento Social da Mulher, realizam ação na sala de espera do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), com foco na autoestima e saúde mental de pacientes do instituto, assim como doação de lenços.

O CRS, por meio das células de Saúde e Segurança do Trabalho e de Articulação e Fomento à Cidadania, e o DSAS promovem ainda, na quinta-feira (20/10), às 9h, no auditório do anexo III, palestra sobre Outubro Rosa para servidores e comunidades do entorno do Parlamento. O objetivo é destacar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e também do câncer de colo do útero.

Fonte: ALECE

Compartilhe!