A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), por meio da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas do Comitê de Responsabilidade Social, realizou blitz alusiva à campanha institucional Setembro Amarelo, no cruzamento da avenida Pontes Vieira com a rua Barbosa de Freitas.
A ação fez parte da programação da campanha na Alece que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a valorização da vida e a prevenção ao suicídio, bem como enfatizar a necessidade de cuidar da saúde mental. O evento contou com a presença do presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), que reforçou a importância de os poderes públicos atuarem em um tema tão relevante para a sociedade. Durante o evento, parlamentares e servidores da Alece distribuíram panfletos entre os pedestres e motoristas que passaram no local com conteúdo explicativo sobre a questão da saúde mental e preservação da vida.
“A Assembleia já possui um trabalho forte na prevenção ao suicídio feito pelo Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Casa. Com nossa gestão sistêmica, temos potencializado o papel do poder público nas ações e discussões em favor da vida”, afirmou o presidente Evandro Leitão durante o evento.
PARTICIPAÇÃO DE PARLAMENTARES E SERVIDORES
A atividade foi marcada pela presença de deputados estaduais, gestores e servidores da Alece. A deputada Larissa Gaspar (PT) chamou a atenção para os altos índices de suicídio no País. Ela defendeu a necessidade de fortalecimento das políticas públicas. “Apresentamos uma proposição para criar um plano estadual de prevenção ao suicídio. Precisamos prevenir e tratar deste tema tão importante”, reforçou.
O deputado Guilherme Bismarck (PDT) destacou a participação dos parlamentares no evento. “É necessário que informações sobre os cuidados com a saúde mental cheguem para toda a sociedade. Temos visto jovens com questões de depressão graves, e é importante cuidar no início, para que o problema não se agrave”, afirmou.
Presente à atividade, o diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social da Alece (DSAS), Luis Edson Sales, lembrou que o Poder Legislativo estadual já possui amplo trabalho na área. “Já tínhamos profissionais de psicologia e psiquiatria. Com a chegada da Célula de Saúde Mental, trazida pelo presidente e pela primeira-dama, Cristiane Leitão, temos hoje suporte multiprofissional de qualidade no departamento”, expôs.
Também participaram da blitz os deputados Simão Pedro (PSD), Guilherme Sampaio (PT), Nizo Costa (PT), Marcos Sobreira (PDT), Jô Farias (PT), Diassis Diniz (PT), Renato Roseno (Psol), Juliana Lucena (PT) e Sargento Reginauro (União).
SAIBA MAIS
O Setembro Amarelo teve início em 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria. O período contempla a data de 10 de setembro, que transcorre neste domingo, alusiva ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Fonte: ALECE