Search
Close this search box.
Durante o período de isolamento social, a Associação dos Servidores da Assembleia (Assalce) e a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) vêm buscando alternativas para oferecer conteúdos de forma remota aos servidores da Assembleia Legislativa do Estado e público externo sobre temas atuais.

Por meio de encontros virtuais com o público externo e interno, a Unipace está  realizando o projeto Diálogos Online, transmitido às quintas-feiras, a partir das 16h, no perfil da Unipace no Instagram (@unipace), em que recebe convidados para discutir temas da atualidade. Segundo o coordenador da área educacional da Unipace, professor Eduardo Moreira, o projeto foi criado para promover discussão sobre política pública, com temas de conjuntura neste momento de teletrabalho e distanciamento social, bem como temas ligados às áreas da assistência social, saúde, educação, desenvolvimento, direito e demais setores que envolvem políticas públicas.

A próxima live acontece no dia 11 de junho, às 16h, e tem como tema “Conflito de poderes no Brasil atual: prejuízos republicanos e riscos democráticos”, com a participação do cientista político, doutor em Direito e professor universitário Filomeno Moraes. O debate terá como mediador o procurador da Assembleia, Rodrigo Martiniano.

O projeto Diálogos Online já realizou três lives: a primeira debateu o papel da assistência social e sua relação com o Sistema Único de Saúde; a segunda foi sobre o papel do Estado na retomada da economia e a terceira teve como tema o desafio da comunicação diante da difusão de fake news.

Na avaliação do professor Eduardo Moreira, o projeto compre um papel importante. “A gente tem levado a voz da Assembleia, através da Unipace, a toda a população. Dessa forma, a instituição está cumprindo com a sua missão de levar o bom debate e o conhecimento aos servidores e a toda a população, através das tecnologias digitais”, destaca.

Outra dessas iniciativas é o projeto Webinar, idealizado pela Célula de Qualificação dos Servidores da Unipace, que usa a plataforma Zoom, todas as segundas-feiras a partir das 17h, para passar informações e tratar de temas relevantes com os servidores do Legislativo. “Essas palestras virtuais são um meio que a Unipace encontrou para contribuir com o aperfeiçoamento profissional dos servidores, mesmo no período de isolamento social”, explica Norma.

A coordenadora destaca que o projeto vem recebendo adesão crescente e espera que mais servidores se interessem e participem do próximo Webinar, segunda-feira (08/06), intitulado “Saúde mental e como driblar a ansiedade em dias de isolamento social”, com a professora e psicóloga do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa, Mayara Rios.

“Esse projeto oferece a oportunidade de interação dos servidores, por meio de perguntas e depoimentos. Entendo também que muitos, neste momento, se sentem sozinhos e gostam de ser acolhidos, e com a plataforma Zoom, onde todos têm a oportunidade de se ver e de socializar, é uma boa oportunidade de suprir um pouco esse lado”, pontua Norma David.

A Associação dos Servidores da Assembleia (Assalce) também passou a oferecer programação virtual pelo Instagram (@assalceoficial). A assessora de Marketing e Comunicação da Assalce, Virgínia Bastos, explica que “um de nossos objetivos com as lives, além de promover o encontro virtual entre os servidores, é mostrar como está sendo a experiência dos colegas com esse novo formato de trabalho”.

Ela destaca que, apesar das dificuldades desse período de isolamento, os servidores estão dando continuidade aos seus trabalhos e se adaptando ao trabalho remoto e que é importante incentivar também a criatividade e o conhecimento.

“Provocamos neles [servidores] o desejo de se verem capazes de realizar novas atividades. Por isso abrimos nossas redes sociais, para que eles mostrem seus projetos, como no caso da Biblioterapia Virtual, da Oficina de Respiração e Mediação, de Costura e Práticas Criativas e de Desenho e Pintura”, aponta.

Fonte: ALECE
Compartilhe!