ALECE: Assembleia promove ações do Agosto Lilás em Jijoca de Jericoacoara

A iniciativa faz parte de um conjunto de esforços empreendidos durante todo o mês de agosto

As atividades alusivas à campanha Agosto Lilás, promovidas pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), chegaram às cidades de Jijoca de Jericoacoara e Pacatuba. A iniciativa faz parte de um conjunto de esforços empreendidos durante todo o mês de agosto em prol da conscientização sobre as violências contra a mulher.

Na manhã desta quarta-feira (14/08), foi realizado encontro com a rede de proteção e movimentos sociais e com a equipe da Procuradoria da Mulher de Jijoca de Jericoacoara, na Câmara Municipal da cidade. Na ocasião, 30 pessoas participaram de diálogo sobre formas de cuidados e proteção às mulheres vítimas de violência.

De acordo com a psicóloga da PEM da Alece, Lisa Tavares, o trabalho em rede, de forma transversal, é fundamental para o sucesso das políticas que estão sendo promovidas. “Durante a formação que aconteceu, pudemos apresentar o que é a Procuradoria, como funciona nossa atuação no âmbito estadual e municipal, tirar dúvidas, ouvir vivências e pensar junto com as pessoas presentes como fortalecer toda a rede de proteção para as mulheres do município, respeitando a área de atuação de cada equipamento”, informou Lisa Tavares.

Para a advogada da PEM, Catarina Clares, uma rede de proteção bem informada e treinada pode oferecer intervenções mais eficazes, garantindo que as vítimas recebam o apoio necessário para se protegerem e superarem as situações de abuso. “Além disso, a formação contínua permite que esses profissionais estejam atualizados sobre as melhores práticas, leis e recursos disponíveis, fortalecendo a resposta coletiva à violência doméstica”, destaca a advogada.

A cidade recebeu ainda, na tarde de ontem – terça-feira (13) -, palestra na Escola Estadual de Educação Profissional Sandra Carvalho, na qual cerca de 120 alunos do 1º, 2º e 3º ano de cursos diversos receberam orientações relativas às questões de respeito de gênero. De acordo com a advogada da PEM, Catarina Clares, ações voltadas a adolescentes são importantes porque eles ainda se encontram em uma fase formativa da vida. “Ao envolver a comunidade escolar, é possível criar um ambiente de suporte e educar os alunos sobre como buscar ajuda, tanto para si mesmos quanto para outros que possam estar em situação de risco”, ponderou a advogada.

O pensamento é corroborado pelo psicólogo do órgão, Erlito Rabelo, que ressalta a importância da iniciativa. “Ações preventivas e de conscientização, como esta, no âmbito educacional, principalmente para adolescentes, contribuem fortemente para o combate à violência contra a mulher e menina, evitando relacionamentos abusivos e focando na construção de relacionamentos saudáveis”, defendeu.

Já na noite de ontem, foi realizada palestra na Cooperativa de Transportes e Turismo. Com um público de 40 pessoas, sendo a maioria homens, a temática foi discutida pela perspectiva da conscientização masculina a respeito das agressões, físicas ou psicológicas, contra as mulheres.

O psicólogo Erlito Rabelo considera que o panorama social – com vieses machistas e patriarcais – torna a abordagem mais complicada. “Precisamos compreender tal contexto e, aos poucos, dialogar sobre pensamentos e comportamentos que precisam ser reconstruídos, e assim, combater questões relacionadas às violências contra a mulher”, concluiu.

PEM EM PACATUBA 

A Procuradoria Especial da Mulher participou, nesta terça-feira (13/08), da abertura do Seminário Preparatório da Semana Diana Pitaguary, na Escola Indígena Ita-Ara, em Munguba, no município de Pacatuba. O evento debateu temas relativos à violência de gênero, como feminicídio e importunação sexual, com destaque para a problemática no âmbito da realidade das mulheres indígenas.

Representando a PEM, a advogada Naiana Melo apontou que a violência está presente nos mais diversos ambientes e vem se agravando, mas que a Procuradoria se coloca à disposição da população para ajudar. “A gente entrega material, a gente escuta, tem o acolhimento, a gente mostra o Zap Delas, que também é muito importante ter essa relação com um aconselhamento jurídico, com um aconselhamento psicológico, então é muito especial estar participando desse momento”, afirmou.

PRÓXIMAS AÇÕES DO AGOSTO LILÁS 

16/08 – 10h – Ação de conscientização com palestra na Escola Geraldo Magela Mourão, em Ipueiras/CE;

21/08 – 9h – Palestra do Agosto Lilás “A importância de combater e prevenir a violência doméstica e familiar”. Local: Auditório do bloco de Utilidades – BUS – do Complexo do Pecém – São Gonçalo do Amarante.

Fonte: ALECE

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Pular para o conteúdo