Search
Close this search box.

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta terça-feira (09/04), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado anualmente em 02 de abril. Na ocasião, foram destacadas as ações desenvolvidas pelo Poder Legislativo no acolhimento e inclusão de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e síndrome de Down.

A solenidade atendeu a um conjunto de requerimentos de autoria dos deputados Evandro Leitão (PT), Juliana Lucena (PT), Sargento Reginauro (União), Firmo Camurça (União), Luana Ribeiro (Cidadania) e Marta Gonçalves (PL). Além deles, subscreveram o pedido da cerimônia os deputados Missias Dias (PT), De Assis Diniz (PT), Felipe Mota (União), Carmelo Neto (PL) e Queiroz Filho (PDT).

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT), destacou as ações da Casa legislativa voltadas ao atendimento e à inclusão desta parcela da população.

“No dia 27 de março, realizamos a palestra ‘Mãe, deixa eu cuidar de você’, com um olhar plural para o autismo e a síndrome de Down. No dia 2 de abril, realizamos uma blitz no entorno da Alece e conversamos com a população sobre a importância de romper barreiras e quebrar preconceitos”, informou.

“Hoje, realizamos o II Seminário Ciadi com diversas palestras e atividades e finalizamos o dia com esta sessão solene. A quantidade de parlamentares que a subscreveram mostra a relevância do tema para esta Casa legislativa”, completou.

Ainda de acordo com o parlamentar, ao longo dos três últimos anos, o Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) da Alece já acompanhou 200 crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) e síndrome de Down, e realizou mais de 47 mil atendimentos.

“Por meio do trabalho realizado pelo Ciadi, oferecemos assistência especializada, segura, de qualidade e humanizada a essas crianças e jovens, visando a inclusão, reabilitação e o desenvolvimento. Desejamos que eles sejam inseridos em escolas, faculdades, no mercado de trabalho e no convívio social como um todo”, enfatizou.

O deputado estadual Sargento Reginauro (União) disse que é necessário dar cada vez mais visibilidade para a causa autista, e reconhecer os esforços das mães dessas crianças e jovens que, segundo ele, possuem bastante limitações em seu cotidiano e não conseguem oportunidades de emprego. “O debate sobre esse tema precisa estar presente nas decisões políticas e no cotidiano da população como um todo”, salientou.

A deputada Luana Ribeiro (Cidadania), uma das subscritoras do evento, avaliou que o Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado para estimular a população a amar além das aparências, e admirar a beleza da singularidade de cada ser humano.

Ela disse ainda que é preciso reconhecer que as pessoas com autismo enfrentam desafios únicos e que muitas vezes são incompreendidos. “Como representante desta causa, venho apresentando durante o meu mandato propostas de inclusão das pessoas com neurodiversidades. Por meio do meu trabalho, desejo promover uma cultura de aceitação das pessoas autistas, e contribuir para um mundo mais inclusivo e acolhedor”, assinalou.

Durante a solenidade, um vídeo institucional sobre as ações do Ciadi foi exibido. “O Ciadi atua com uma equipe multiprofissional, composta por assistentes sociais, enfermeiros, psiquiatras infantis, pediatras, neuropediatras, entre outros profissionais. O Centro oferece assistência especializada para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais, emocionais e motoras das crianças e dos adolescentes atendidos, tendo uma inserção mais eficiente na vida social e exercendo sua cidadania”, destacou a apresentação.

Ao todo, 20 pessoas e entidades que desenvolvem trabalhos voltados para a causa autista foram homenageadas com certificados durante a solenidade.

Também compuseram a mesa da solenidade os deputados Missias Dias (PT), De Assis Diniz (PT) e Marta Gonçalves (PL), além da primeira-dama e líder do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Alece, Cristiane Sales Leitão.

Fonte: Alece

Compartilhe!