ALEAM: Deputados vão à Conferência da Unale defender interesses regionais nas reformas nacionais

unale-2017-640x381Uma comitiva de seis deputados estaduais do Amazonas está na cidade de Nova Iguaçu (PR), até esta sexta-feira (9), representando o Estado e levando para mais de mil parlamentares de todos os Estados brasileiros, as pautas de interesse regional ligadas às reformas política, trabalhista e previdenciária, que estão em andamento no Congresso Nacional. “A ideia é demonstrar o posicionamento do Amazonas sobre essas reformas e, ao mesmo tempo, angariar apoio para as lutas regionais, em função do diferencial que o Estado do Amazonas tem em relação às demais unidades da federação”, explicou o deputado Adjuto Afonso (PDT-AM), presidente nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), entidade que organiza a 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), na cidade paranaense. A 21ª CNLE começou na quarta-feira (7) e termina nesta sexta-feira (9), debatendo o tema “O Brasil e suas reformas”. A CNLE é o maior evento de parlamentares da América Latina.

Adjuto Afonso esclarece que é “fundamental” a participação de todos os parlamentares nessa conferência, haja vista que são os deputados estaduais que estão mais próximos da realidade dos Estados. “Somos mais de mil em todo o país. Somos a maioria. Se o Congresso está discutindo as reformas da previdência e trabalhistas, ou qualquer outra que virá, nós, enquanto maioria, temos o dever de dar nossa contribuição de acordo com o que vivenciamos no dia a dia, com a demanda que vem do interior, dos diversos grupos que compõem a sociedade”, explicou. “Ao final da conferência, teremos a Carta de Foz do Iguaçu, com as nossas sugestões a serem encaminhadas ao Congresso Nacional”, adiantou.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Abdala Fraxe (Podemos), reforçou o posicionamento dos parlamentares participantes da CNLE, em seu discurso no plenário nesta quinta-feira (8), lembrando que a integração aos demais parlamentos estaduais, estabelece a importância do parlamento amazonense dentro dos debates nacionais. “Cada Estado possui suas particularidades. A conferência pretende debater políticas públicas que beneficiem o país e nossos deputados irão apresentar o que defendemos no Amazonas para o nosso desenvolvimento econômico”, destacou.

Como membro participante, o deputado Francisco Souza (Podemos) declarou ser um “debate necessário para o corpo do legislativo estadual, pela importância da renovação de ideias”. Segundo ele, a conferência tem uma temática de discussão muito pertinente ao momento que o Brasil vive. “Tem ainda, um quadro de palestrantes qualificados, discussão importante, debates com governadores de Estados que estão em situação administrativa bem situada pelas reformas fiscais, aparentemente estáveis. Traz uma reflexão forte porque provam a necessidade de reformas profundas e reais pela qualidade dos debates, que servem, ainda, para adquirirmos conhecimento que podem ser aplicados na prática”, indicou Souza. Como presidente da Comissão de Turismo e Empreendedorismo da Assembleia Legislativa do Estado (Ctur/Aleam), Francisco Souza vê a conferência como uma oportunidade para que as reformas políticas sejam positivas para a sociedade. “Temos que nos reinventar e passar a história a limpo. Defendo o engajamento de todas as forças políticas e sociais para o enfrentamento dessa recessão”, declarou Souza.

Além do presidente Adjuto Afonso e de Francisco Souza, participam da conferência os deputados Belarmino Lins (PROS), Dr. Gomes (PSD), Wanderley Dallas (PMDB) e Sinésio Campos (PT), que é presidente do Parlamento Amazônico e defende que “é preciso demonstrar que a Amazônia não é um problema para o Brasil e sim a solução”. “O Parlamento assumiu um papel de responsabilidade e compromisso com o povo Amazônida. Por isso nosso legado de discussão é: quem deve defender e lutar pela Amazônia somos nós, amazônidas”, disse Sinésio Campos.

Fonte: ALEAM
Compartilhar
Notícias Relacionadas
Pular para o conteúdo