Pular para o conteúdo

Aleam cria Frente Parlamentar Mista sobre de Aids e tuberculose

aleam_tuberculoseA Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou no dai 23 de agosto,  o lançamento da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento e Defesa dos Direitos da Pessoa com DST/HIV/Aids e tuberculose (FRENDHAT), conforme resolução legislativa nº 611 de 9 de junho de 2016. Os deputados Luiz Castro (Rede), presidente da FRENDHAT, Bosco Saraiva (PSDB), vice presidente, e Vicente Lopes (PMDB) conduziram a solenidade, que aconteceu no mini plenário Cônego Azevedo.

A FRENDHAT visa fortalecer os movimentos de defesa de direitos desses pacientes, através da união da força política dos deputados compromissados com a saúde e um olhar humanizado para os pacientes que enfrentam as DSTs e tuberculose, declarou o deputado Luiz Castro, que chamou atenção para o fato de que, segundo dados do Ministério da Saúde (MS), é crescente o número de casos no Amazonas, especialmente entre os jovens na faixa etária de 14 a 24 anos.

A coordenadora do Fórum Amazonas das Organizações Não Governamentais em DST/AIDS e Hepatites Virais, Evalcilene Santos, disse considerar que a FRENDHAT representa uma grande conquista para as organizações e grupos da sociedade civil que trabalham a prevenção, assistência e adesão das pessoas que vivem com HIV/AIDS e Tuberculose.

Para Evalcilene a Frente Parlamentar será mais uma ferramenta na luta pela garantia de direitos como o acesso aos medicamentos e à alimentação adequada dos pacientes. Euclides José de Souza, vice coordenador do Comitê de Controle da Tuberculose do Amazonas, também espera conseguir maior qualidade de vida para os pacientes.

Avaliando como deficitárias as políticas públicas voltadas paras os portadores do vírus HIV, pois não atendem todas as necessidades; Francisco Sena, coordenador estadual da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV / AIDS no Amazonas, acha necessário que se invista maciçamente em campanhas informativas e de prevenção à doença, e adesão aos tratamentos, por parte dos que são diagnosticados com o vírus.

Estiveram presentes ao evento, representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Fundação de Medicina Tropical, Secretaria Estadual de Saúde (Susam), órgãos não governamentais e sociedade civil.

Fonte: ALEAM

Compartilhar
Notícias Relacionadas