Com larga experiência em campanhas de prevenção à saúde, a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) abraça a campanha Janeiro Branco, que trata sobre a necessidade do cuidado com a saúde mental. A 2ª vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e atual presidente da Unale, deputada Ivana Bastos (PSD), disse que a entidade está trabalhando nessa campanha com todos os parlamentos estaduais.
A campanha é uma iniciativa sem fins lucrativos que pretende, através de estratégias políticas, sociais e culturais, evidenciar temas da saúde mental e prevenir o adoecimento emocional da população. O slogan desse ano é: “O cuidado com a saúde mental não pode passar em branco”.
“Através da ação, buscamos reforçar a importância de cuidar da saúde emocional das pessoas, ainda mais latente e sensível devido à pandemia do coronavírus”, afirmou Ivana. A deputada entende que a saúde mental é crucial no processo para a retomada das atividades com segurança e efetividade.
Segundo Bastos, nesse momento da pandemia em que é recomendado que a população fique em casa para evitar que o vírus se propague, as incertezas geram o medo, o desemprego, a crise econômica, a dor, a angústia, o luto, a solidão e outros, diante de tantas mudanças e dificuldades “que estamos passando, é importante darmos uma atenção, um cuidado especial, ao nosso psicológico”.
O Ministério da Saúde prevê uma avalanche de doenças psiquiátricas nos próximos meses. Com isso, a recomendação é buscar auxílio do profissional de saúde quando há um sofrimento prejudicando o cotidiano. Quem já faz psicoterapia ou toma medicamentos para cuidar de algum problema que abala a mente não deve interromper o tratamento de forma alguma.

“Para enfrentar esse desafio, o primeiro passo é entender e conscientizar todo mundo de que as emoções são parte fundamental da saúde. E que doenças psiquiátricas não são ‘frescura’”, disse Ivana

Fonte: ALBA