ALBA: Legislativo baiano já recebeu mais de 300 alunos neste mês de abril

Ao todo, alunos de sete escolas da rede pública de ensino e de uma universidade privada de Salvador foram apresentados à sede do Poder Legislativo Estadual

Entre os dias 1º e 10 de abril, mais de 300 estudantes conheceram a história e o funcionamento da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Ao todo, alunos de sete escolas da rede pública de ensino e de uma universidade privada de Salvador foram apresentados à sede do Poder Legislativo Estadual, em uma espécie de aulão de campo, viabilizado por meio do programa A Escola e o Legislativo, promovido pela Escola do Legislativo, com o objetivo de aproximar a comunidade estudantil do Parlamento baiano.
A última visita do período mencionado ocorreu na manhã dessa quinta-feira (10), quando 40 alunos do Colégio Estadual da Polícia Militar, da unidade Dendezeiros, tiveram a oportunidade de percorrer os corredores e os departamentos da Assembleia Legislativa da Bahia. Os estudantes do 2º ano do ensino médio, com faixa etária entre 15 e 17 anos, foram recepcionados pela equipe da ALBA na tradicional rampa de acesso ao parlamento. Em seguida, desceram para a sala José Amando, onde funcionam comissões temáticas às terças e quartas.
No recinto, Cynthia Rabelo, uma das coordenadoras do programa, abordou a estrutura administrativa da Casa, explicou o objetivo da visita e ressaltou os novos tempos do Legislativo, pela primeira vez com uma mulher no comando, após 190 anos de existência. Segundo a servidora, a experiência de um dia na ALBA expande o horizonte dos estudantes.
“A Casa do povo é mesmo acessível à comunidade. Os estudantes chegam aqui e passam a ter uma nova visão sobre a política e a cidadania. A gente estimula para que eles entendam que podem ter um futuro melhor, que podem, inclusive, no futuro vir a ser um deputado”, afirmou.
Os estudantes também visitaram o memorial, contemplaram as obras de arte na Exposição da Semana, no Saguão Josaphat Marinho; acompanharam um trecho da sessão especial no Plenário Orlando Spínola, e, de volta à rampa de acesso, receberam os ensinamentos da professora Renata Vidal sobre o Mural de Carybé e o Painel do artista plástico Carlos Bastos.
Além do Colégio Estadual da Polícia Militar, a ALBA recebeu, nos últimos dez dias, a visita de estudantes do Colégio Estadual Gregório de Matos; Escola Municipal Maximiano da Encarnação; Escola Municipal 2 de Julho; Centro Educacional Municipal Fênix; Colégio Polivalente; Escola Municipal Ivone Vieira Lima; e uma turma da Universidade Salvador (Unifacs).
No transcorrer dos últimos dez dias, a Escola do Legislativo também ofertou uma série de cursos de capacitação para servidores da ALBA, visando o aprimoramento das funções do corpo de pessoal da Casa Legislativa. Neste período, foram ofertados cursos de Excel Básico, Excel Avançado, Oficina de Língua Portuguesa, para uso da pontuação vírgula, ponto e vírgula, vírgula e dois pontos; redação legislativa, para a elaboração de moções e indicações; e sistemas digitais e processo eletrônico.
Conforme ressaltou a gerente do Departamento Pedagógico da Escola do Legislativo, Yuriko Ozawa Guimarães, a oferta dos cursos é resultado de uma ampla pesquisa interna. A consulta aos gestores de diferentes departamentos ligados aos setores administrativo e parlamentar revelou as temáticas com maior demanda, dentro dos eixos de trabalho técnico, legislativo, tecnológico e comportamental.
Fonte: ALBA
Compartilhar
Notícias Relacionadas
ALEGO: 65 anos de Brasília

Há mais de seis décadas, a atual capital do Brasil era inaugurada no coração do país. Famosa pela arquitetura singular, a cidade é palco de manifestações populares, embates políticos e encontros culturais

Pular para o conteúdo