ALAP: Presidente da Assembleia participa da abertura do 1⁰ ELAS no Amapá

O evento é considerado o maior movimento de valorização do protagonismo feminino do estado

A presidente da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), deputada Alliny Serrão, participou, ao lado de parlamentares estaduais, da abertura do 1º ELAS – Encontro de Lideranças Femininas do Amapá, realizado nesta quinta-feira (5), na sede do Sebrae-AP. O evento é considerado o maior movimento de valorização do protagonismo feminino do estado e é organizado pelo coletivo Elas.

Na ocasião, a presidente Alliny Serrão, entregou ao governador do Amapá, Clécio Luís, duas indicações de anteprojeto de lei: uma propõe a criação de um fundo de financiamento para políticas públicas das mulheres, e a outra trata da reestruturação do Conselho Estadual da Mulher. Além disso, a presidente falou sobre a implantação e serviços da Procuradoria Especial da Mulher (Alap), que fortalece o enfrentamento à violência de gênero, e sobre o aplicativo “Mais Mulher Amapá”, que reúne mais de 80 leis aprovadas em benefício das mulheres.

Durante os dias de programação, a Procuradoria da Mulher estará presente com um stand de serviços, oferecendo atendimento social, escuta psicológica, orientação jurídica e distribuição de material informativo. As atividades acontecerão nos dias 6 e 7, nos turnos da manhã e tarde.

Para a presidente Alliny Serrão, a iniciativa representa um marco no fortalecimento da atuação feminina no Amapá. “É uma grande alegria estar aqui como liderança feminina no legislativo e poder contribuir para que as amapaenses tenham acesso direto às leis que as protegem, agora na palma da mão, com o aplicativo ‘Mais Mulher Amapá’. Essa ação é resultado do esforço coletivo das parlamentares da Alap na luta contra a violência de gênero”, destacou a presidente.

A funcionária pública Rosa Karina, que veio do município de Ferreira Gomes para participar do evento, elogiou a iniciativa. “Me sinto encorajada com tantas ações da Alap e outros órgãos voltadas para nós, mulheres. Acredito que eventos como esse deveriam acontecer com mais frequência. Saio daqui mais fortalecida e decidida a buscar meu espaço em qualquer ambiente”, afirmou Rosa Karina.

O evento também contou com a presença das deputadas estaduais Edna Auzier, Liliane Abreu, Aldilene Souza, Dayse Marques e Zeneide Costa, que reforçaram o apoio ao fortalecimento da presença feminina nos espaços de decisão e poder.

Procuradoria Especial da Mulher da Alap – Criada em 2019, a Procuradoria Especial da Mulher atua na defesa dos direitos das mulheres e no enfrentamento à violência de gênero. Localizada na sede da Assembleia Legislativa, oferece serviços como atendimento social, escuta psicológica e orientação jurídica. Atualmente, é composta pelas deputadas Telma Nery (Procuradora Especial da Mulher) e as procuradoras adjuntas: Aldilene Souza, Dayse Marques e Zeneide Costa.

1º ELAS – Realizado de 5 a 7 de junho no Sebrae-AP, o evento tem como proposta promover conexões, escuta, aprendizado e transformação. O ELAS – sigla para Empreendedorismo, Liderança, Ação e Solidariedade – visa valorizar o protagonismo feminino no Estado, reunir vozes inspiradoras e fortalecer a presença das mulheres em espaços de poder. A realização é do coletivo Elas, com apoio do Governo do Estado do Amapá, da Central Única das Favelas (Cufa) e do Sebrae-AP.

Fonte: ALAP

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Ir para o conteúdo