Foi aprovada, na sessão ordinária desta terça-feira (27), realizada no plenário Deputado Dalto Martins da Assembleia Legislativa, a inclusão da Corrida Contra o Feminicídio no calendário oficial do Estado do Amapá. O evento será realizado no mês de agosto, dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher, por meio da campanha Agosto Lilás no Estado.
“O Projeto de Lei tem como objetivo instituir uma política pública estadual de enfrentamento à violência contra a mulher, utilizando a prática esportiva da corrida de rua como instrumento de mobilização para conscientização, orientação e reflexão da população amapaense no combate ao feminicídio e a outras formas de violência de gênero, visando o fim da violência contra as mulheres”, defende a autora do projeto, deputada Aldilene Souza.
A 1ª Corrida Contra o Feminicídio no Amapá ocorreu no mês de agosto de 2024, fruto de emenda parlamentar da deputada Aldilene Souza destinada à Secretaria de Desporto e Lazer (Sedel), com o objetivo de fomentar o esporte e promover a integração do público esportivo nas ações de combate ao feminicídio no Estado do Amapá.
De acordo com a parlamentar, a Corrida Contra o Feminicídio tem a missão de sensibilizar toda a sociedade amapaense, enfatizando a importância de apoiar as vítimas, incentivar o processo de denúncia, garantir proteção e segurança, além de estimular a saúde, a qualidade de vida, a inclusão social e a integração da população por meio da prática da corrida de rua. “É uma ação de cunho social e pioneira no Amapá, que busca fortalecer o enfrentamento e o combate ao feminicídio no Estado”, finaliza a deputada.
Fonte: Dircom/Alap