ALAP: Alunos aprendem sobre o Poder Legislativo em visita à Assembleia

Os alunos, que em sua maioria tinham 16 anos, conheceram as dependências do Poder Legislativo

Alunos do 1º ano da Escola Cívico-Militar Professor Antônio Munhoz Lopes, localizada no conjunto habitacional Macapaba, zona norte da capital, estiveram na manhã desta terça-feira (17) na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) para conhecer o parlamento estadual. A visita, guiada pelos servidores da Casa, Pietry Lorran e Thalyta Belfort, complementa as atividades de sociologia desenvolvidas em sala de aula, cujo tema é “Cidadania: Direitos e deveres sociais do cidadão nas esferas civil, política e social”.

“Como parte do planejamento didático, foi pensado em proporcionar aos alunos essa experiência ímpar de conhecer o parlamento estadual. É impressionante que alguns alunos não sabiam onde estava situado o prédio da Assembleia Legislativa do Amapá”, frisou o professor de Sociologia, Rafael Dantas Dias, informando que a visita faz parte de um projeto-piloto desenvolvido com o apoio da diretoria da escola.

Os alunos, que em sua maioria tinham 16 anos, conheceram as dependências do Poder Legislativo, como o Plenário Deputado Dalto Martins e o Departamento das Comissões Permanentes, onde aprenderam um pouco sobre a rotina e o funcionamento da Casa Legislativa, bem como o trabalho dos deputados. Finalizando, os estudantes acompanharam a sessão ordinária.

“A Assembleia Legislativa tem a alegria de recebê-los para esta aula prática. É importante para vocês e, principalmente, para nós. O futuro do Amapá está nas mãos desses jovens. A Casa Legislativa está sempre de portas abertas para receber a população do Estado”, destacou a presidente da Casa, deputada Alliny Serrão, agradecendo a iniciativa do professor Rafael Dantas Dias.

“Essas visitas escolares são muito importantes para nós. Aqui, eles podem conhecer um pouco mais sobre a Assembleia e o nosso trabalho. Além disso, nos aproxima cada vez mais da sociedade”, comentou a chefe do Departamento das Comissões da Alap, Gracilene Dias de Sá Feio.

Após conhecerem as atribuições do parlamento e dos deputados, o aluno Fábio Henrique, de 16 anos, comentou: “É uma experiência única. Não é todo dia que visitamos espaços como este. Espero aproveitar bem os conhecimentos adquiridos aqui”, ressaltando a importância do momento em suas vidas.

As alunas Rebeca Salazar e Lorena Wanzeler usaram a tribuna da Casa durante a sessão ordinária e agradeceram a oportunidade de conhecer o funcionamento da Alap. Ainda no plenário, após o encerramento da sessão, as crianças puderam conversar com os deputados e tirar fotos.

Fonte: ALAP

Compartilhar
Notícias Relacionadas
ALEGO: Prevenindo as queimadas

Campanha educativa da ALEGO com intuito de envolver a comunidade na luta contra as queimadas promoveu palestra em escola da Capital goiana

Pular para o conteúdo