A Unale tem como uma de suas premissas o apoio ao combate à violência contra a mulher. No mês de agosto, a entidade promove a campanha “Agosto Lilás: Entenda os sinais”, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de se denunciar toda e qualquer tipo de violência contra a mulher.
A Comissão da Mulher da Unale também participará ativamente da campanha fomentando o debate para formulação e implementação de políticas públicas eficazes no combate à violência contra a mulher.
O Agosto Lilás é uma campanha estabelecida pelo governo federal, que teve como principal objetivo transformar o mês de agosto em um período dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher. A escolha deste mês se deu pela sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal n° 11.340/2006), que foi assinada no dia 7 de agosto. Portanto, a campanha é alusiva a uma referência fundamental no enfrentamento a violência doméstica no Brasil.
A campanha em si, se destaca pela promoção de eventos em todo o país, que envolve agentes públicos, autoridades, parlamentares, sociedade civil e meios de comunicação para divulgar informações vitais sobre os tipos de violência, seja física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. Enfatizar a importância de medidas de prevenção e suporte, como o ligue 180, aplicativo Direitos Humanos Brasil e a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos também surgem como iniciativas essenciais para reduzir e erradicar os índices de violência contra a mulher no país.
Agosto Lilás: Entenda os sinais
Ameaças e intimidação:
Usa o medo para controlar, com ameaças verbais, chantagens ou destruição de objetos.
Controle financeiro:
Impede a mulher de trabalhar ou ter acesso ao próprio dinheiro, criando dependência.
Abuso sexual:
Força relações sem consentimento, mesmo dentro de um relacionamento.
Por Gabriel Spies/Ascom Unale



