Abril Azul: Mês de conscientização sobre o autismo

Este mês, a Unale promove a campanha Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o autismo. A data surgiu a partir da definição pela ONU, em 2007, do dia 2 de abril como o “Dia Mundial da Conscientização do Autismo”.

Através desta iniciativa, a entidade propõe um conjunto de ações e esforços que objetivam difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas com o diagnóstico.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) refere-se à uma série de condições caracterizadas por desafios com habilidades sociais e padrões restritos e repetitivos de comportamento e, segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, uma a cada 160 crianças no mundo tem TEA.

Níveis de Autismo

Autismo leve – São autônomas nos diversos contextos do dia a dia. Alcançam independência, compreendem e cumprem regras e rotinas de casa, desempenham atividades da vida diária com autonomia.

Autismo moderado – Tem os estereótipos mais evidentes, apresentam dificuldades mais significativas e precisam de mais apoio e terapias.

Autismo severo – Apresentam dificuldades significativas na comunicação e nas habilidades sociais, assim como possuem comportamentos restritivos e repetitivos que atrapalham seu funcionamento independente nas atividades cotidianas.

Tratamento

O tratamento para o autismo é personalizado e interdisciplinar, ou seja, além da psicologia, pacientes podem se beneficiar com intervenções de fonoaudiologia, terapia ocupacional, entre outros profissionais, conforme a necessidade de cada autista. Na escola, um mediador pode trazer grandes benefícios, no aprendizado e na interação social.

Por Danilo Gonzaga/Ascom Unale

Compartilhar
Notícias Relacionadas
Pular para o conteúdo