Começou a corrida eleitoral dos candidatos ao Parlamento Juvenil da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), com a abertura do primeiro turno das eleições, quando cada escola, até o dia 28 de março, vai eleger um candidato para representar a sua cidade. Ao contrário das últimas edições, este ano não haverá um tema pré-definido para as matérias defendidas pelos estudantes.
Começou a corrida eleitoral dos candidatos ao Parlamento Juvenil da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), com a abertura do primeiro turno das eleições, quando cada escola, até o dia 28 de março, vai eleger um candidato para representar a sua cidade. Ao contrário das últimas edições, este ano não haverá um tema pré-definido para as matérias defendidas pelos estudantes. Os candidatos que vão disputar uma vaga no grupo terão que defender, no final de julho, seus projetos de lei no Plenário Barbosa Lima Sobrinho do Palácio Tiradentes. Na ocasião, serão escolhidos apenas três projetos, que serão submetidos ao Poder Executivo, podendo ou não virar lei.
“Queremos incentivar e mostrar aos jovens estudantes como funciona o Poder Legislativo e como são criadas as leis. Na prática, com a apresentação das propostas de leis e a defesa de suas ideias, os jovens estudantes acabam por fazer do Parlamento Juvenil um exercício de cidadania”, destacou o presidente da Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB). Poderão participar da seleção os estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede pública de ensino dos 92 municípios fluminenses que tenham até 21 anos de idade.
Serão considerados eleitores todos os alunos da 6ª à 9ª série do ensino fundamental e da 1ª à 3ª série do ensino médio, matriculados na rede pública. “Caberá às comissões eleitorais de cada escola a convocação da comunidade escolar a participar do processo eleitoral, através de edital de convocação, a ser divulgado em tempo hábil”, destacou o coordenador-geral do Parlamento Juvenil, Bernardo Roberto.
Os representantes de cada município serão escolhidos pelo voto direto dos próprios colegas de escola, em dois turnos de votação. A capacitação dos eleitos acontecerá entre os meses de abril e junho. Todo o material de divulgação pode ser obtido na direção das escolas. Os interessados poderão tirar suas dúvidas através do site: www.parlamentojuvenil.com.br ou pelo e-mail: contato@parlamentojuvenil.com.br. O Parlamento Juvenil 2012 será instalado na sede do Legislativo no mês de julho.
Texto: Symone Munay – Alerj