,

A importância de termos jovens na política

Por Gustavo Capetto

Alguns jovens entendem política como meio de formação social e pessoal, enquanto outros, veem a política como luta pela garantia de direitos. Nota-se que a entrada dos jovens em partidos políticos é algo a ser construído, pensado e direcionado de forma gradativa, levando-se em consideração os aspectos sociais de cada jovem, seu interesse e principalmente sua preocupação com a realidade social. Assim, a participação de jovens é importante não somente para os jovens, mas para rejuvenescer “o fazer política” e renovar as políticas públicas já existentes.

Prova disso é a atuação da sueca Greta Thunberg, quando aos 16 anos iniciou uma série de manifestações em frente ao parlamento sueco em favor de leis mais severas contra ações prejudiciais ao clima, como consequência dessa atitude, iniciou-se protestos em vários locais do mundo, organizados por jovens engajados que se uniram em torno da mesma pauta, demonstrando o desejo dos jovens de pressionar os políticos em favor de mudanças. Dentro dessa perspectiva, o grande problema se deve à falta de voz e espaço do jovem na política.

É triste que alguns segmentos políticos se isentam desse papel, fazendo com que a consciência política e o engajamento dos jovens se tornem cada vez mais limitados, já que a participação de jovens na política é uma das grandes potências para a transformação da sociedade.

Sendo assim, é fundamental que os partidos políticos deem voz e espaço para os jovens, para estimular o engajamento das novas gerações e assim trazer as boas ideias e a modernidade para a nossa política.

Compartilhar
Artigos Relacionados
A criatividade é a habilidade do futuro

Por: Natalia Beauty Folha de S.Paulo Sempre acreditei que a criatividade é a habilidade do futuro. Minha jornada como empreendedora

Pular para o conteúdo