roney_nemer_artigoRôney Nemer é deputado distrital pelo PMDB

A revolução digital e a força das redes sociais no comportamento dos cidadãos têm sido frequentes objetos de estudo e análises de especialistas. Sem conhecimento técnico do tema, assim como grande parte dos usuários, tenho observado curiosamente as possibilidades abertas pelas ferramentas de interação. A comunicação por meio da internet criou um novo universo de possibilidades.

Resisti por bastante tempo aos avanços tecnológicos. Não abria mão da famosa pasta e dos incontáveis papéis. Definia-me como analfabyte – termo que expressava meu total desconhecimento da rede. Sentia-me seguro no universo das informações impressas. Aos poucos fui convencido de que as dificuldades iniciais de adaptação logo seriam superadas pelas facilidades trazidas com a inclusão digital. Confesso que muitas coisas mudaram. As facilidades são cativantes, mas nada comparado às possibilidades das redes sociais.

Como parlamentar, hoje estou certo de ser fundamental a interação dos representantes do povo por meio dessas ferramentas. É ali, nas redes sociais, onde podemos receber da população suas opiniões a respeito dos mais variados temas. As mensagens não se resumem a elogios. As interações têm baseado boa parte dos trabalhos desenvolvidos no gabinete. As reclamações têm se tornado indicações ao governo. Boas ideias têm sido estudadas e estão próximas de se tornarem projetos de lei. Assim temos construído uma relação de proximidade.

Outra importante possibilidade aberta pelas redes sociais é a divulgação direta das ações em benefício da população. A rapidez e o grande alcance das ferramentas têm sido aliados na prestação de contas e propagação de informações importantes, que, anteriormente, demoravam ou nem chegavam ao conhecimento dos cidadãos.

É fundamental ressaltar a importância desses canais de comunicação para a população, que hoje pode expressar suas reclamações ou discordâncias de forma ágil e direta. Cobrar posicionamentos e exigir ações de acordo com as expectativas da sociedade se tornou tarefa mais fácil. A informação ficou muito mais democrática. O poder de mobilização das redes sociais tem sido provado a cada dia. Grandes encontros e discussões raramente passam ao largo das novas mídias.

Como todas as demais formas de interação e divulgação, as redes também têm seu lado pernicioso. A propagação de notícias falsas e a difamação de adversários são exemplos de má utilização das ferramentas, mas, nesse campo, os benefícios têm sido bem maiores para todos os lados.

Compartilhe!