25ª CNLE: ABEL estará presente no jubileu de prata da Conferência da Unale

Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas – ABEL

A Educação como instituição integrante dos Parlamentos e Tribunais de Contas deu seus primeiros passos há trinta anos quando a Assembleia Legislativa de Minas Gerais criou sua Escola. A partir daí novas Escolas foram surgindo. Modestos treinamentos internos e pequenos cursos evoluíram para modernas estratégias de qualificação profissional de servidores, inclusive de parlamentares abertos ao domínio do processo legislativo e a um melhor conhecimento político da realidade social regional e nacional.

Em 2003, nascia a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas – ABEL com base na Constituição Federal de 1988, que orientou a criação das escolas de governo. Naquele ano, havia cinco escolas instaladas no país – Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Santa Catarina e a do Senado Federal, e a criação da ABEL foi mais um passo largo em direção à consolidação de um novo segmento educacional. Lá se vão quase vinte anos e, pelo censo mais recente da ABEL, já temos mais de trezentas escolas instaladas em todo o País.

Esta na missão da ABEL trabalhar com afinco e superar desafios para fortalecer o engajamento, a interação e a união das Escolas. Muitas cidades, Brasil à fora, têm realizado ações educacionais exemplares. Evolução é a palavra mestra da Educação Legislativa, e a ABEL é seu alicerce. Hoje, a Associação colhe os frutos das boas sementes plantadas no passado. A cada dia surgem mais escolas de Câmaras Municipais.

Importante destacar que, ainda que distantes entre si pela extensão continental do Brasil, as Escolas têm estabelecido um intercâmbio de experiências que só valoriza o setor por sua rica diversidade de ações e projetos bem-sucedidos. E o resultado dessa integração é a construção de uma rede de conhecimentos, informações, conteúdos e boas práticas para a Educação Legislativa, a exemplo de muitas Assembleias Legislativas que apoiam efetivamente Escolas de Câmaras Municipais de seus respectivos estados fornecendo estrutura para eventos, materiais didáticos, educadores, etc.

A ABEL tem sido a grande fomentadora desse ambiente colaborativo entre as Escolas desde 2003, como destaca o presidente Florian Madruga: Perto de completar 20 anos, a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas está mais do que consolidada e seguirá buscando o aperfeiçoamento das suas Escolas associadas, seja individualmente ou com parcerias, como a que tem com a UNALE há anos. Sempre tivemos como base o aperfeiçoamento da atividade parlamentar e o fortalecimento da democracia pela formação política de jovens e adultos. Nossa grande satisfação é ver Escolas Legislativas promovendo cursos de Mestrado e Doutorado; ver adolescentes do Programa Parlamento Jovem se tornando vereadores em suas cidades. Temos todas as razões para seguir em frente, acreditando que estamos no caminho certo.

Fonte: ABEL

Compartilhar
Notícias Relacionadas
ALEGO: Prevenindo as queimadas

Campanha educativa da ALEGO com intuito de envolver a comunidade na luta contra as queimadas promoveu palestra em escola da Capital goiana

Pular para o conteúdo