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ALEAM: Assembleia se une a Associações de Catadores para coleta e reciclagem de papel

aleamA Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) inicia no mês de março uma frente de conscientização ambiental entre deputados, servidores e colaboradores, a campanha ‘Recicla Aleam’ para reaproveitamento das sobras de papel, geradas ao longo do mês, em cada setor da Casa Legislativa.

Sugerida pelo presidente David Almeida (PSD) e coordenada pela Diretoria de Planejamento e Modernização a campanha ‘Recicla Aleam’ vai promover palestras e treinamentos ao público-alvo, ao mesmo tempo em que irá dotar as salas e setores com lixeiras específicas para coleta de papel. O material coletado será destinado às associações e cooperativas de catadores na coleta seletiva de Manaus.

Cada sala vai destinar uma lixeira exclusiva para descarte de revistas, folders, envelopes, caixas de papelão e sobras de material de expediente, como os papeis ofício, que devem ser rasgados em pedaços menores antes de descartados. Não podem ser usados papel engordurado, papel celofane, papel carbono, papel higiênico, papel laminado, papel plastificado e fotografias.

De acordo com a Diretoria de Modernização, a Associação Nova Recicla será a primeira a firmar parceria com a Aleam para recolher o material, duas vezes por semana. Cada associação de catadores beneficiada será substituída a cada seis meses para beneficiar a todas as associações igualmente.

A Diretoria de Apoio Legislativo (DAL) é o “setor piloto” da experiência, sendo a primeira a receber as lixeiras exclusivas. A diretora da DAL, Luzia Albuquerque, explica que o setor já reaproveitava os papeis utilizados em documentos. “Nós imprimimos nos dois lados do papel, reutilizando o material, os documentos que não são oficiais. Assim nós economizamos papel e contribuímos com o meio ambiente. Agora, além de economizar, vai ser possível reclicar tudo que geramos com descarte aqui”, demonstrou Luzia.

A Diretoria de Recursos Humanos da Assembleia foi uma das primeiras a entrar na economia de papeis e desde julho de 2014 deixou de imprimir contracheques de servidores. Eles podem fazer consulta on line por meio do Sistema Benner — disponível no site da Assembleia — ou podem imprimir, se considerarem necessário.

E em julho de 2016, ao implantar o Sistema de Apoio do Processo Legislativo (SAPL), uma plataforma virtual de acompanhamento da tramitação de Projetos, Resoluções, Requerimentos e outras propostas da Assembleia, o então presidente da Aleam, deputado Josué Neto (PSD), estimou em até 50% a economia de gastos com papel, já que as pautas de votação e Ordem do Dia deixaram de ser impressas e passaram a constar no sistema de forma virtual e acessível para todos os deputados e para a população em geral.

Fonte: ALEAM

 

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