O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Pepe Vargas, entregou ao governador Eduardo Leite, na manhã desta quinta-feira (29), o Relatório de Gestão e o Relatório do Pacto RS 25: O Crescimento Sustentável é Agora. O documento reúne diretrizes e propostas construídas ao longo de meses de debates, com a participação de mais de 50 mil pessoas, em encontros presenciais e virtuais, além de votações realizadas por meio da plataforma do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional. “Esse trabalho demonstra a capacidade do Poder Legislativo de apresentar à sociedade projetos de desenvolvimento construídos com a participação popular, um processo que fortalece o Estado Democrático”, salientou o presidente.
Segundo Pepe, as publicações consolidam as diretrizes do Pacto RS 25, com foco no crescimento sustentável aliado à preservação ambiental”, destacou. Pepe explicou que o estudo aponta desafios enfrentados pelo Rio Grande do Sul, em áreas como infraestrutura, educação e meio ambiente. Ao mesmo tempo, o relatório destaca ativos estratégicos do estado, entre eles a base produtiva diversificada e a forte organização da sociedade civil.
Por meio do Fórum Democrático, o Pacto RS25 foi orientado por quatro eixos centrais: transição ecológica; sustentabilidade na indústria, no comércio e nos serviços; sustentabilidade na agricultura e na pecuária; e enfrentamento das desigualdades regionais e sociais. Ao longo do ano, o Fórum promoveu atividades variadas. Foram cinco Grandes Debates com gestores federais e estaduais, seminários regionais nas nove regiões funcionais de planejamento do RS, além de plenárias livres organizadas pela sociedade civil.
Para garantir a sistematização técnica e o acompanhamento das contribuições, foram constituídos os Grupos de Acompanhamento dos Debates (GEADs), formados por professores universitários e lideranças sindicais e regionais. Coube aos grupos organizar os conteúdos das atividades, encaminhar propostas à plataforma digital e colaborar na elaboração do relatório final do processo participativo.
Ainda na parte da manhã, o presidente do Parlamento Gaúcho entregou o documento ao defensor público Nilton Leonel Arnecke Maria, ao desembargador do Tribunal de Justiça do Estado, Alberto Delgado Neto, e ao presidente do Tribunal de Contas, Iradir Pietroski. À tarde, o relatório será entregue ao procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), Alexandre Saltz.
Fonte: ALRS



