Em 2026, a Unale inicia o ano com o objetivo de conscientizar a sociedade com o alerta para a saúde mental. Janeiro Branco: Nem todo silêncio é paz. Por trás de todo silêncio, um pedido de ajuda é a campanha promovida pela instituição em busca de sensibilizar a população para a importância da saúde emocional e da prevenção de transtornos mentais.
O valor do Janeiro Branco busca sensibilizar a sociedade para temas como depressão, ansiedade e outros transtornos psicológicos, muitas vezes tratados como tabus.
A campanha tem como principal foco dedicar a necessidade da saúde mental e emocional nas pessoas, principalmente na questão dos cuidados com a saúde mental, apontando sobre a necessidade de desacelerar, reorganizar a vida emocional e fortalecer relações mais humanas.
AÇÕES DAS ASSEMBLEIAS
Durante esse mês, algumas assembleias do país fizeram campanhas sobre o Janeiro Branco. A Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) realizou, no dia 15 de janeiro, uma atividade alusiva à campanha Janeiro Branco, reforçando a importância dos cuidados com a saúde mental. O evento contou com dinâmica participativa, troca de experiências e momentos de interação entre os participantes.
No dia 07, o Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), ficou iluminado durante todo este mês em alusão à campanha Janeiro Branco, que tem como foco a conscientização sobre a importância da saúde mental e do cuidado emocional.
Por Felype Campos/Ascom UNALE



